Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

500 mil euros em obras de restauro da Igreja do Pópulo

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estão a decorrer as obras de requalificação da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pópulo, um investimento que ronda 500 mil euros e que estarão concluídas em setembro. As obras de requalificação foram visitadas na segunda-feira pelos autarcas das Caldas da Rainha. A visita, guiada pela técnica de restauro, Rita Pimenta, permitiu ver no local a evolução dos trabalhos.
A Igreja está a ser objeto de uma intervenção profunda

Classificada como património nacional, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pópulo está a ser objeto de uma “intervenção profunda ao nível da requalificação do exterior do edificado, bem como ao nível do restauro e conservação do seu património artístico e móvel”, disse o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira.

O restauro da Igreja está a ser feito no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários do Portugal 2020, que o Município das Caldas se candidatou, tendo como objetivo principal, preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética.

A obra tem um valor de cerca de 430 mil euros da requalificação do edifício e cerca de 70 mil do restauro do órgão. Tem um apoio financeiro da União Europeia de cerca de 370 mil euros e o restante será pago pela Câmara das Caldas. “Achámos que era muito importante esta obra e decidimos assumir esta responsabilidade”, afirmou o autarca.

As obras, pela sua particularidade, careceram de parecer da Direção Geral do Património Cultural (DGPC). “Foram feitos estudos arqueológicos”, revelou o presidente, sentindo-se “orgulhoso da requalificação do monumento que está na raiz dos caldenses e genes da nossa identidade”. “É o único monumento classificado como património nacional que temos no concelho das Caldas da Rainha”, acrescentou.

Tinta Ferreira disse que logo terminadas as obras a Igreja do Pópulo voltará a ter missas, casamentos e batizados.

A empresa que ganhou o concurso e está a fazer o restauro é a AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & Companhia Lda.

A técnica de conservação e restauro declarou que a intervenção está a ocorrer sobre todo o interior e exterior da igreja. “Temos aqui uma série de áreas para intervencionar como o revestimento azular, cantarias, retábulo em talha dourada, entre outros”, explicou Rita Pimenta. “Estamos a remover os azulejos que estavam em risco de queda, tratamo-los em ateliê e depois reassentamo-los na parede”, referiu a responsável, acrescentando que “todos são reaproveitados”.

“Verificámos que existem ainda vestígios de uma campanha decorativa de pintura moral anterior aos azulejos que são do século XVII.

A pia da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo será objeto de estudo. “É um dos objetos que já foi intervencionado no passado e apresenta patologias graves e vamos continuar a sua linha de estudo de forma a tentarmos minimizar as patologias”, apontou. A técnica de conservação e restauro adiantou que ainda é “muito prematura dizer que irá ser feita uma réplica da pia, uma vez que é uma situação limite com um objetivo funcional que tem que ser discutido mais à frente”.

No exterior vão intervencionar todos os revestimentos, todas as cantarias e o sistema de cobertura.

Rita Pimenta disse que é uma igreja já com “um longo registo de intervenções, mas alguns materiais vão-se degradando e aquilo que estamos aqui a fazer é justamente avaliar para corrigir essas patologias”, adiantou.

A empreitada arrancou em janeiro de 2021 e os trabalhos vão ser realizados ao longo de oito meses.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.