Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Ministra da Saúde inaugura unidade de internamento única no distrito

20 de Março, 2021
A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugurou na passada sexta-feira a nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), a primeira do género no distrito de Leiria.
A nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos é a primeira do género no distrito

A nova UICP, que abriu as suas portas no dia 15 de março, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório e sala de convívio e de atividades, tendo capacidade para acolher 250 utentes por ano.

O projeto de criação da UICP teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros (85%) no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara Municipal de Alcobaça.

Marta Temido destacou que esta unidade “irá marcar uma nova era em matéria de cuidados de saúde nesta região”.

Sublinhando a “confiança que temos de ter na dinâmica dos serviços públicos, concretamente, do Serviço Nacional de Saúde”, manifestou que “este hospital passou por diversas fases ao longo da sua vida e é com grande honra que assistimos a uma nova readaptação dos seus serviços assistenciais, agora mais preparados para dar uma resposta única no distrito de Leiria”.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Licínio Gomes, destacou que “desde a integração do HABLO no CHL, investimos 2.5 milhões de euros na remodelação, requalificação e construção de raiz de várias alas, valências e serviços”.

“A autarquia muito contribuiu em tempo oportuno para redirecionar o HABLO para Leiria. Julgo que agora todos reconhecem unanimemente esta decisão como uma aposta ganha”, frisou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que elogiou o “enorme profissionalismo dos homens e mulheres que trabalham neste hospital”.

A sessão contou com a celebração do protocolo entre o CHL e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no âmbito do início da atividade da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no HABLO. Este veículo de emergência, equipado com diversos meios técnicos e humanos, é muito importante quer para o transporte de doentes em cuidados paliativos, quer para o auxílio de diversas tipologias de urgências que carecem de transferência rápida e qualificada para hospitais centrais.

Circulam a nível nacional 42 ambulâncias desta tipologia, com uma média de 250 acionamentos por dia. O distrito de Leiria tem cerca de 5% do total destes veículos.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vinhos da região no livro “A Alma dos Vinhos de Lisboa”

Foi lançado no passado dia o livro “A Alma dos vinhos de Lisboa”, que aborda a história da Região Demarcada de Lisboa, bem como o seu território, as suas quintas e os seus vinhos. Nesta obra, que foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa constam a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, e a Adega Cooperativa da Lourinhã.

livro 1

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio