Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

OesteCim apresenta plano de valorização de 876 moinhos de vento do Oeste

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) divulgou no passado dia 11 o “Oeste, Moinhos com Futuro” - plano de salvaguarda e valorização dos moinhos de vento do oeste, documento que define a estratégia de inovação e preservação de 876 moinhos tradicionais que se concentram na região. O plano apresentado em reunião do conselho intermunicipal, nas Caldas da Rainha, foi elaborado pela Etnoideia Lda, entidade especializada fundadora e dinamizadora da Rede Portuguesa de Moinhos, mediante encomenda da OesteCim, com o objetivo de “proteger e valorização estes importantes elementos identitários”.
Em cinco anos, o Oeste propõe-se ativar e capacitar a comunidade moageira da região

“Em cinco anos, o Oeste propõe-se a “ativar e capacitar a comunidade moageira da região, envolvendo-a num processo de cidadania participativa que permita dar continuidade e nova vida aos icónicos moinhos de vento” garantindo “a sua transmissão intergeracional” e conferindo-lhes novos usos no respeito pelos valores da identidade e da sustentabilidade”, diz o documento, a que o JORNAL DAS CALDAS teve acesso.

Visando a preservação dos moinhos, o plano estabelece como meta que, num horizonte de um ano, nenhum moinho seja destruído e que, durante 18 meses, 12 moleiros e 36 aprendizes sejam envolvidos em processos de transmissão intergeracional de saberes. Prevê ainda a criação, num prazo de seis meses, de uma Unidade de Missão “Oeste, Moinhos com Futuro”.

Para além das dimensões de preservação física fundamental e da sua exibição museal, pretende-se valorizar os moinhos, criando valor (social, cultural e económico). O plano define como meta a realização de ações em, pelo menos, 12 moinhos de vento, isolados ou em núcleos moageiros, bem como a identificação de casos de boas práticas e soluções inovadoras, num levantamento que decorrerá ao longo de um ano e que será atualizado a cada cinco anos.

“O Oeste concentra o maior número de moinhos de vento no nosso país”

No que concerne à valorização (social, cultural e económica) dos moinhos, o plano define como meta a realização de ações em, pelo menos, 12 moinhos de vento, isolados ou em núcleos moageiros, bem como a identificação de casos de boas práticas e soluções inovadoras, num levantamento que decorrerá ao longo de um ano e que será atualizado a cada cinco anos.

Segundo o documento, o Oeste concentra “o maior número de moinhos de vento prevalentes no nosso país, seja em funcionamento, seja inativos, com condições razoáveis de preservação”.

A ocorrência de um número tão elevado de moinhos de vento não tem paralelo no continente português (876 moinhos numa concentração de 0,39 m/Km2). A esta escala apenas se lhe compara uma outra mancha, na Lisboa da segunda metade do séc. XVIII (368 moinhos numa concentração de 0,87 m/Km2), formada por uma cintura moageira pré-industrial que sucumbiu à modernização industrial e à evolução do mercado ao longo do séc. XIX.

Ao mesmo tempo, paralelamente, “a capacidade moageira do Oeste cresceu fortemente e prevaleceu a todas as transformações económicas, tecnológicas e sociais do séc. XX”, pode ler-se no documento, que considera os moinhos um “importante ativo patrimonial entre os valores culturais endógenos com maior potencial para o desenvolvimento sustentável do território”.

O estudo aponta ainda um padrão de concentração dos moinhos de vento nas zonas de maior altitude, desde o Maciço Calcário até Mafra/Sintra, o que inclui toda a Serra de Montejunto, e junto ao litoral pela elevada exposição aos ventos.

Os moinhos estão dispersos ao longo de todo o território de uma forma generalizada, exceto na zona sudoeste da Lagoa de Óbidos e na zona de transição entre o litoral e a Serra de Montejunto, onde se verificam menos ocorrências.

Assim, diz o plano que a utilização dos “moinhos de vento do Oeste consiste na indústria alimentar de moagem, na cultura e educação através da sua musealização e/ou funções lúdico-pedagógicas, no imobiliário através da reconversão das torres, por vezes motivando remoção dos engenhos e descaraterização dos moinhos e paisagem e, finalmente, no turismo através das atividades de animação turística e de alguma oferta de alojamentos”.

A par com este plano de salvaguarda, a ação “Oeste, Moinhos com Futuro” integra ainda outras iniciativas, entre as quais a submissão à Direção Geral do Património Cultural de várias candidaturas visando a classificação de moinhos dos 12 concelhos do Oeste como património nacional, admitindo a OesteCim avançar, no futuro, com uma candidatura à Unesco.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo

Torneio Inter Regional de Desenvolvimento

Aproveitando a realização da Final da Taça de Portugal Feminina, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), em colaboração com o Caldas Rugby Clube, levou a efeito, na manhã do passado domingo, o Torneio Inter-Regional de Desenvolvimento, no escalão Sub-14.

torneio 1