Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Grupo Guias de São Lourenço pede alimentos para cabazes de Páscoa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O grupo de voluntários Guias de São Lourenço de Óbidos está a preparar 130 cabazes de páscoa para serem entregues durante os próximos dois fins de semana, Entre as muitas valências que o grupo desenvolve, a “distribuição alimentar é a mais visível”, e como tal está a solicitar a comparticipação de alimentos, como “frango ou peixe para reforçar os cabazes alimentares”.

Este grupo solidário, que está inserido na Comunidade Interparoquial do concelho de Óbidos, tem recebido nas “últimas semanas, um aumento superior a 57% de novos pedidos de ajuda, o que corresponde a mais de uma centena de agregados familiares”.

Para além das situações novas, nomeadamente trabalhadores independentes ou gente que trabalhava “à hora”, como empregadas de limpeza ou tarefeiros, também “acentuaram-se as necessidades das que já se encontravam em vulnerabilidade extrema”, explicou Raul Penha, diácono e membro do grupo.

Igualmente disse que “a procura de vestuário, calçado e mobiliário também aumentou consideravelmente”.

Nesse sentido, “os Guias de S. Lourenço decidiram repetir o sucesso dos cabazes de natal, agora para o período da páscoa, sendo um reforço daquilo que os agregados já recebem normalmente de três em três semanas”. Para isso foi lançado “mais uma vez o desafio à comunidade”, a pedir “um frango ou um pouco de peixe para reforçar o cabaz alimentar, o mínimo que se pede a quem quer colaborar”.

As doações, que podem ser feitas na Loja Solidária, localizada no Bairro dos Arcos, em Óbidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, ou então nas paróquias do concelho, serão distribuídas em função dos agregados familiares, e “daquilo que cada um gosta”. “No natal distribuímos cerca de 130 cabazes, sendo mais ou menos o mesmo número que agora vamos distribuir na Páscoa”, frisou o diácono, adiantando que “a distribuição alimentar será feita ao domicílio, cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas”.

Para o grupo, “esta é mais uma oportunidade de colocar em prática um dos três pilares da quaresma, bem como ter um reconhecimento do esforço e do trabalho que fazemos para minorar as carências das pessoas”. Além disso, “os Guias de S. Lourenço conseguem dar uma resposta imediata aos pedidos de ajuda, enquanto as pessoas não recebem os devidos apoios”.

Para além desta iniciativa, o grupo de 40 voluntários “não tem parado”, encaminhando assim alguns agregados familiares para apoios específicos, preparando candidaturas online, preenchendo formulários, praticando a entreajuda para as compras essenciais e pequenos serviços, e a reunir o grupo de oração, todas as segundas-feiras, na Igreja de S. Pedro, em Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1