Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C

Grupo Guias de São Lourenço pede alimentos para cabazes de Páscoa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O grupo de voluntários Guias de São Lourenço de Óbidos está a preparar 130 cabazes de páscoa para serem entregues durante os próximos dois fins de semana, Entre as muitas valências que o grupo desenvolve, a “distribuição alimentar é a mais visível”, e como tal está a solicitar a comparticipação de alimentos, como “frango ou peixe para reforçar os cabazes alimentares”.

Este grupo solidário, que está inserido na Comunidade Interparoquial do concelho de Óbidos, tem recebido nas “últimas semanas, um aumento superior a 57% de novos pedidos de ajuda, o que corresponde a mais de uma centena de agregados familiares”.

Para além das situações novas, nomeadamente trabalhadores independentes ou gente que trabalhava “à hora”, como empregadas de limpeza ou tarefeiros, também “acentuaram-se as necessidades das que já se encontravam em vulnerabilidade extrema”, explicou Raul Penha, diácono e membro do grupo.

Igualmente disse que “a procura de vestuário, calçado e mobiliário também aumentou consideravelmente”.

Nesse sentido, “os Guias de S. Lourenço decidiram repetir o sucesso dos cabazes de natal, agora para o período da páscoa, sendo um reforço daquilo que os agregados já recebem normalmente de três em três semanas”. Para isso foi lançado “mais uma vez o desafio à comunidade”, a pedir “um frango ou um pouco de peixe para reforçar o cabaz alimentar, o mínimo que se pede a quem quer colaborar”.

As doações, que podem ser feitas na Loja Solidária, localizada no Bairro dos Arcos, em Óbidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, ou então nas paróquias do concelho, serão distribuídas em função dos agregados familiares, e “daquilo que cada um gosta”. “No natal distribuímos cerca de 130 cabazes, sendo mais ou menos o mesmo número que agora vamos distribuir na Páscoa”, frisou o diácono, adiantando que “a distribuição alimentar será feita ao domicílio, cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas”.

Para o grupo, “esta é mais uma oportunidade de colocar em prática um dos três pilares da quaresma, bem como ter um reconhecimento do esforço e do trabalho que fazemos para minorar as carências das pessoas”. Além disso, “os Guias de S. Lourenço conseguem dar uma resposta imediata aos pedidos de ajuda, enquanto as pessoas não recebem os devidos apoios”.

Para além desta iniciativa, o grupo de 40 voluntários “não tem parado”, encaminhando assim alguns agregados familiares para apoios específicos, preparando candidaturas online, preenchendo formulários, praticando a entreajuda para as compras essenciais e pequenos serviços, e a reunir o grupo de oração, todas as segundas-feiras, na Igreja de S. Pedro, em Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica