Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 18° C

Como controlar a ansiedade e o stress em tempo de pandemia

Patrícia Pereira Hipnoterapeuta clínica regressiva
15 de Março, 2021
A ansiedade e o stress são assuntos que merecem muito ser abordados, dada a situação do mundo e a pandemia que atravessa. Andam de “mãos dadas”, como eu costumo dizer aos meus pacientes.

Quando falamos em ansiedade, referimo-nos a um excesso de futuro na nossa mente, criada com base no medo (imagine um carro a acelerar na auto-estrada sem destino). Para controlá-la temos que confiar no futuro e procurar recordar ou imaginar todos os momentos bons e coisas maravilhosos que já tivemos, aproveitando o melhor do momento presente, ou seja, olhando o lado positivo de tudo o que nos rodeia.

As crises de ansiedade não surgem como escolha da nossa vida, acontecem conforme as vivências interpessoais e problemas relacionados com a infância, sendo esta é um gravador de memórias que se vai refletir na sua personalidade em adulto. É nesta fase que maior parte dos casos tem origem nos sintomas relacionados com este distúrbio emocional, e quando confrontadas as pessoas com novas formas de vida e de estar, o corpo reage de uma forma descontrolada e desamparada.

Os novos hábitos e rotinas que grande parte da população sofreu e a nova realidade da vida criaram muita ansiedade, medo e mal-estar.

A hipnose clinica ou hipnoterapia tem ferramentas e métodos que ajudam a tratar, indo à origem do problema e libertando a pessoa.

Através desta terapia, trabalha-se o emocional para baixar os níveis de ansiedade, utilizando o relaxamento mais profundo, técnicas cognitivas para desligar o “modo alerta”, acalmando e desacelerando a velocidade dos pensamentos e imagens que surgem na mente da pessoa.

É importante sempre abstrairmo-nos com algo que nós gostemos de fazer, pondo a reatividade em ação, como meditar, ler, pintar, tocar música, fazer atividades manuais, desporto, culinária, entre outros.

O importante mesmo é desfocar a mente do momento e focar por alguns minutos na respiração, que nos permite buscar recursos fantásticos para o nosso corpo, como equilíbrio emocional.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio

Torneio de Abertura nas Piscinas Municipais

Realizou-se no passado fim de semana, nas Piscinas Municipais de Caldas da Rainha, o Torneio de Abertura em natação, o primeiro da época 2021/2022 e também o primeiro com público desde que surgiu a pandemia.