Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

“Águas Mornas”, mas pouco…

António Freitas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há muito que esta metafórica forma de "caraterizar" os caldenses vem sendo utilizada, por sucessivas gerações, dos mais diversos quadrantes, nas mais diversas situações, nem sempre com o mesmo intuito...

Esta designação terá tido origem numa lógica de denominação, diretamente ligada à importância fundamental que a circunstância e a atividade termal tiveram, na génese, fundação, crescimento e desenvolvimento de Caldas da Rainha e do seu concelho. Águas Termais = Águas Mornas”, parece óbvio – nada a obstar(…)!

Acontece que, desde tempos remotos, se foi também utilizando a “expressão” com o jocoso sentido de criticar uma determinada tendência, postura e cultura de laxismo, comodismo, imobilismo ou absentismo, de algumas pessoas, ligadas ou não aos destinos da nossa urbe, tendo-se vindo a generalizar como forma de designar todos os caldenses, o que não é, de todo, justo.

Tenho para mim que a gestão autárquica, pela sua importância, não se deve pautar exclusivamente por ditames de afirmação ideológica, puros interesses político-partidários ou simplesmente pessoais, mas antes por uma multifatorial capacidade de visão estratégica, análise detalhada, elaboração programática e, sobretudo, ação executiva dos seus protagonistas.

Por outro lado, a colegial diversidade de pensamentos e opiniões é indispensável, quando se trata de enfrentar e levar de vencida um desafio com as caraterísticas que este encerra, tendo em conta a incontornável determinância que as decisões tomadas assumem, ao nível das comunidades municipais, entendidas no seu todo.

Claro que, na base da legítima aspiração aos patamares do poder, a influência político-partidária está instalada e condiciona as escolhas eleitorais, no que concerne também à gestão das autarquias. Como contraponto a esta realidade, tem-se vindo a verificar e a acentuar uma real tendência para o surgimento e afirmação de movimentos independentes de cidadãos, que se organizam de forma a apresentar candidaturas às eleições autárquicas, fora do espetro e do espartilho partidário. É justamente esse o caso do movimento que recentemente foi anunciado como candidato às próximas eleições autárquicas, na nossa cidade.

Com o património termal delapidado por sucessivos episódios político-administrativos e por efeito da terrível “bactéria”, que se foi instalando nas canalizações (sobretudo nas do raciocínio, da vontade e da decisão), com a indústria da cerâmica reduzida a “uma meia-dúzia” de unidades em pleno (…) funcionamento, Caldas é hoje uma cidade que vai respirando com laivos de modernidade, expressa nos planos: da edificação e requalificação urbana; das acessibilidades, excluindo naturalmente a “moribunda” linha ferroviária do Oeste; do renovado mercado diário da Praça da Fruta (verdadeiro ex-libris); da reconhecida qualidade dos seus a estabelecimentos de ensino, a diferentes níveis, de que a ESAD.CR é um “farol” de referência a nível nacional e internacional; da positiva e regular programação do calendário de eventos temáticos da Expoeste, pólo dinamizador da afluência de inúmeros visitantes à cidade; das múltiplas associações e instalações desportivas em actividade; das instalações de carácter cultural (sendo o CCC a verdadeira “jóia da coroa”) e museológico; do preservado (…) património histórico-monumental e da diversificada oferta turística da região…

Mas, falta-lhe o vital “pulmão” da efectiva recuperação, modernização, pleno funcionamento e reafirmação das suas Termas, no mercado nacional e internacional do sector e, bem assim, a captação e instalação de novas indústrias no concelho, perdida que foi a importância local da cerâmica, dos pontos de vista: industrial, laboral, económico e social.

Efetivamente, mais do que de: “doutas opiniões”, veladas ou explícitas exibições do ego e tendenciosos impulsos de afirmação, político-partidária ou individual, precisa-se de uma visão estratégica séria, competente e global, e de uma capacidade executiva irrepreensível, que permitam verdadeiramente “renascer das cinzas”, impostas por esta inesperada e demolidora pandemia, que se vieram juntar aos problemas e desafios que já estavam instalados no horizonte próximo.

As “águas” da política autárquica local estão agora “agitadas” e, longe de estarem “mornas”, começam a “levantar fervura” (…), espera-se e deseja-se que não cheguem a “entrar em ebulição”…

Alguém disse, referindo-se a este assunto, que “a procissão ainda vai no adro”…oxalá “os fiéis” estejam atentos, reflictam, “façam as suas preces” e não se apressem em fazer chegar, de forma precipitada, o(s) santo(s) ao(s) altar(es).

O tempo urge: o futuro foi ontem, o passado será amanhã, o presente é hoje e está nas mãos de todos nós.

“Águas Mornas”, mas pouco…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta