Q

Previsão do tempo

24° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
24° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 23° C
25° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 25° C

Barca “Mimosa” está nas oficinas em processo de restauro

9 de Março, 2021
A embarcação “Mimosa", que integra a exposição de embarcações tradicionais da praia da Nazaré, está em processo de restauro nas oficinas municipais, pelo calafate José Joaquim Constantino.
Embarcação integra a exposição de barcos tradicionais da praia da Nazaré

Ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado em 1999 entre o Município da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso, as embarcações, que pertencem à coleção do Museu da Nazaré, foram alvo de restauro e colocadas em exposição permanente no areal da praia.

Os barcos “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida” são ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar, que necessitam de ações de restauro permanente.

A intervenção atualmente em curso realiza-se no âmbito deste acordo de colaboração bem como do projeto do Município da Nazaré “Embarcações Tradicionais – Uma Representação da Identidade Nazarena”, que, entre outros aspetos, prevê a sua recuperação por um técnico carpinteiro naval, sob orientação do Gabinete de Apoio às Ações de Conservação e Restauro (Museu Dr. Joaquim Manso).

Após as ações de restauro, que têm vindo a ser feitas com a regularidade necessária à conservação dos elementos, o património é devolvido à exposição ao ar livre, para onde são transportadas com os cuidados indispensáveis de segurança.

A valorização e divulgação das embarcações tradicionais da Nazaré são o objetivo desta colaboração que se transformou numa mostra permanente no local natural das peças museológicas, um elemento diferenciador da cultura local.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Belga oferece equipamentos aos bombeiros

A corporação de bombeiros de Óbidos recebeu uma oferta de dezenas de luvas de combate a incêndios estruturais e cogulas de proteção individual, feita por Demul Walter, um bombeiro reformado da Bélgica. Também recentemente já tinha oferecido packs de água para os...

luvas

Praxe solidária vai vender mil exemplares do JORNAL DAS CALDAS

No dia 20 de outubro voltará à vida uma nova edição da praxe solidária na cidade caldense. Organizada pelo Grupo Académico das Caldas da Rainha, vai consistir na venda de jornais à população, realizada a pé pelos alunos da Escola Superior de Artes e Design, novos e antigos, sendo que o valor vai reverter para uma associação sem fins lucrativos local.

praxe

“Caldas Levanta-te”

No dia 23 de outubro todas as paróquias da Diocese de Lisboa irão dar a conhecer à sua comunidade juvenil paroquial a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa em 2023. Assim, também a paróquia de Caldas da Rainha está a preparar um encontro para este dia, com o projeto Say Yes, intitulado “Caldas Levanta-te".