Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Barca “Mimosa” está nas oficinas em processo de restauro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A embarcação “Mimosa", que integra a exposição de embarcações tradicionais da praia da Nazaré, está em processo de restauro nas oficinas municipais, pelo calafate José Joaquim Constantino.
Embarcação integra a exposição de barcos tradicionais da praia da Nazaré

Ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado em 1999 entre o Município da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso, as embarcações, que pertencem à coleção do Museu da Nazaré, foram alvo de restauro e colocadas em exposição permanente no areal da praia.

Os barcos “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida” são ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar, que necessitam de ações de restauro permanente.

A intervenção atualmente em curso realiza-se no âmbito deste acordo de colaboração bem como do projeto do Município da Nazaré “Embarcações Tradicionais – Uma Representação da Identidade Nazarena”, que, entre outros aspetos, prevê a sua recuperação por um técnico carpinteiro naval, sob orientação do Gabinete de Apoio às Ações de Conservação e Restauro (Museu Dr. Joaquim Manso).

Após as ações de restauro, que têm vindo a ser feitas com a regularidade necessária à conservação dos elementos, o património é devolvido à exposição ao ar livre, para onde são transportadas com os cuidados indispensáveis de segurança.

A valorização e divulgação das embarcações tradicionais da Nazaré são o objetivo desta colaboração que se transformou numa mostra permanente no local natural das peças museológicas, um elemento diferenciador da cultura local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica