Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
14° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Estação de estudos de borboletas noturnas na Mata do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante este mês vai começar um projeto de investigação e divulgação ambiental na Mata Municipal do Bombarral, que consiste na inventariação das borboletas noturnas que ocorrem neste espaço natural.
A ação vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso

Com a tutela do Município do Bombarral, a ação vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso, coordenador do projeto da Rede de Estações de Borboletas Noturnas, à qual a Mata Municipal vai igualmente passar a pertencer.

Como explica este especialista, as borboletas noturnas são um grupo de insetos ainda relativamente mal conhecido e existe uma grande margem para a descoberta de novas espécies, tanto para Portugal como para a ciência.

Em Portugal, até final de 2019, estavam descritas 2.712 espécies de borboletas. Deste número 95% das espécies (2.575) eram consideradas borboletas noturnas e apenas 5% (137) diurnas.

As borboletas desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, onde muitas vezes representam a base da alimentação de muitas outras espécies. Assumem também funções muito importantes enquanto polinizadores e têm uma íntima relação com a diversidade vegetal, da qual dependem.

Esta relação estreita com a estrutura da vegetação faz com que sejam um excelente “barómetro” da qualidade dos habitats, podendo ser feita a correlação entre o estabelecimento de espécies vegetais e a colonização das borboletas em determinadas áreas.

Para realizar o estudo e inventário das borboletas noturnas, um dos melhores métodos é o recurso a uma armadilha luminosa não letal, sendo que quando é colocada no mesmo local e de forma sistemática, trona-se uma boa ferramenta para aferir dinâmicas populacionais das espécies.

De forma a estudar e inventariar as espécies que ocorrem na Mata Municipal, será feita amostragem regular ao longo do ano, sendo os dados obtidos publicados de forma regular.

Através deste trabalho, a Mata Municipal passará a integrar a rede nacional de outros locais que fazem estudo de borboletas noturnas, contribuindo para um melhor conhecimento destes insetos em Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa no Reguengo da Parada

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia vai animar o Reguengo da Parada entre 10 e 19 de maio, numa organização da Associação Desportiva e Recreativa. No dia 10, pelas 22h00, o baile é com Chaparral Band, e no dia 11 atua Bico d’Obra, seguindo-se o dj Rikardo....

437574991 1873892616378257 4348903617813390839 n

Convívio na Palhoça

A Associação Cultural Desportiva da Palhoça é palco de um almoço de convívio com cozido à portuguesa no dia 28 de abril. A animação musical estará a cargo de Rodrigo. Inscrições pelo telemóvel...

Samuel Freire e Catarina Ribeiro vencem nas Caldas nos 10.000 metros

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

atletismo2