Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
18° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 39° C
  • Wednesday 33° C
  • Thursday 24° C

Estação de estudos de borboletas noturnas na Mata do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante este mês vai começar um projeto de investigação e divulgação ambiental na Mata Municipal do Bombarral, que consiste na inventariação das borboletas noturnas que ocorrem neste espaço natural.
A ação vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso

Com a tutela do Município do Bombarral, a ação vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso, coordenador do projeto da Rede de Estações de Borboletas Noturnas, à qual a Mata Municipal vai igualmente passar a pertencer.

Como explica este especialista, as borboletas noturnas são um grupo de insetos ainda relativamente mal conhecido e existe uma grande margem para a descoberta de novas espécies, tanto para Portugal como para a ciência.

Em Portugal, até final de 2019, estavam descritas 2.712 espécies de borboletas. Deste número 95% das espécies (2.575) eram consideradas borboletas noturnas e apenas 5% (137) diurnas.

As borboletas desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, onde muitas vezes representam a base da alimentação de muitas outras espécies. Assumem também funções muito importantes enquanto polinizadores e têm uma íntima relação com a diversidade vegetal, da qual dependem.

Esta relação estreita com a estrutura da vegetação faz com que sejam um excelente “barómetro” da qualidade dos habitats, podendo ser feita a correlação entre o estabelecimento de espécies vegetais e a colonização das borboletas em determinadas áreas.

Para realizar o estudo e inventário das borboletas noturnas, um dos melhores métodos é o recurso a uma armadilha luminosa não letal, sendo que quando é colocada no mesmo local e de forma sistemática, trona-se uma boa ferramenta para aferir dinâmicas populacionais das espécies.

De forma a estudar e inventariar as espécies que ocorrem na Mata Municipal, será feita amostragem regular ao longo do ano, sendo os dados obtidos publicados de forma regular.

Através deste trabalho, a Mata Municipal passará a integrar a rede nacional de outros locais que fazem estudo de borboletas noturnas, contribuindo para um melhor conhecimento destes insetos em Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro