Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Oeste apresenta contributos para o Plano de Recuperação e Resiliência

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A OesteCIM, em sede de consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência, manifestou a importância estratégica que este plano, ou outros instrumentos existentes ou a construir, contemplem investimentos estratégicos e essenciais para a resiliência, coesão, atratividade, inteligência e competitividade do Oeste.

Os autarcas do Oeste apresentaram os seus contributos em áreas essenciais à região, tais como saúde, infraestruturas, mobilidade sustentável e investimento e inovação.

No pacote de medidas de impulso à recuperação económica e social do país, a OesteCIM reforçou a necessidade de incluir a criação do novo Centro Hospitalar do Oeste, garantindo um serviço de elevada qualidade para uma resposta mais eficiente e adequada a um novo contexto global de prevenção de riscos e de saúde pública, incluindo a otimização da capacidade instalada para a rede de cuidados continuados ou valências complementares consideradas prioritárias.

No plano das Infraestruturas, foi indicada a construção do IC11 e a criação de uma ligação adequada entre o nó da autoestrada (A8) e a sede de concelho de Sobral de Monte Agraço. Neste domínio, os autarcas do Oeste sublinharam a importância de reforço e qualificação da rede ferroviária, nomeadamente através da eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações no troço Caldas da Rainha-Louriçal da linha do Oeste (conforme Programa Nacional de Investimentos 2030).

Na proposta apresentada, a OesteCIM manifestou a importância da mobilidade sustentável, nomeadamente através do investimento na aquisição de veículos limpos, incluindo o de transportes públicos de passageiros.

Na dimensão “Transição Digital”, componente “Investimento e Inovação” foi proposto o financiamento do Centro de Inteligência Territorial do Oeste que a OesteCIM e Universidade Nova Information Management School ambicionam construir. A construção do Centro visa aproveitar as tecnologias de informação e comunicação para, com base na ciência dos dados e a inteligência artificial, promover a geração de conhecimento capaz de contribuir para a regeneração económica e a coesão social, para a transição climática e para uma melhor governação do território e gestão dos serviços e infraestruturas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica