Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
20° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Faleceu o cónego Armindo Marques Garcia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu na passada sexta-feira, na Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, o cónego Armindo Marques Garcia, cujos primeiros anos foram passados na Paróquia das Caldas da Rainha antes de prosseguir a vida sacerdotal.
O padre, natural das Caldas da Rainha, tinha 79 anos

O cónego nasceu a 12 de março de 1941, no concelho das Caldas da Rainha, e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1965, em Lisboa, pelo Cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

Entre 1964 e 1977, o sacerdote foi professor de religião e assistente da Juventude de Estudantes Católica/Feminina. Entre 1968 e 1971, foi coadjutor da paróquia de Santa Isabel e, entre 1971 e 1974, da paróquia de São João de Brito, em Lisboa.

Durante três anos, entre 1977 e 1980, o sacerdote esteve em Beja, onde desempenhou o seu ministério. No final desse período, prosseguiu os estudos, em Roma, na Universidade Gregoriana. Regressado a Portugal, entre 1982 e 1991, foi diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e foi membro da equipa formadora do Seminário dos Olivais. Entre 1984 e 1997, assumiu também a função de diretor espiritual do Seminário de Caparide e, durante esse período, foi membro do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa.

Depois de ser coadjutor da paróquia de Algueirão-Mem Martins, entre 1992 e 1995, o padre Armindo Garcia foi pároco de Santo António do Estoril durante 11 anos, até 2006, período onde exerceu, entre 2001 e 2006, as funções de Vigário de Cascais.

Atualmente, e desde 2006, o cónego Armindo Garcia era pároco das paróquias de Carvoeira e Ericeira, na Vigararia de Mafra, e capelão da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira. Em 2011, foi criado Cónego do Cabido da Sé de Lisboa. O sacerdote completou 50 anos de sacerdócio em 2015, estando jubilado desde 2016.

Integrou durante vários mandatos o Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha. Faleceu aos 79 anos, tendo as exéquias fúnebres sido presididas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que sublinhou “a entrega total ao serviço da Igreja” do pároco, destacando que tinha “uma presença discreta, simples e humilde, que nos contagiava positivamente”.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma coroa de flores em homenagem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos