Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
Caldas da Rainha noutros tempos

O Mercado do Peixe

António Delgado, 89 anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi no ano de 1952 que iniciei a minha estadia nesta cidade, que ainda hoje guardo com carinho no coração. Vim assentar praça, ainda no quartel velho, nos atuais pavilhões do parque D. Carlos I, e por cá fiquei uns anos

Recordo vários encantos e recantos, a antiga Praça do Peixe, atual Praça 5 de Outubro, é um deles.

Quem passava ao longe, o cheiro não enganava ninguém, e ao perto a azáfama era muita. O largo cheio de bancadas, o peixe ao ar, as peixeiras a pregar “oh freguês, é linda a minha sardinha!”, e era assim que aquela praça ganhava vida.

O povo das Caldas e de arredores juntava-se, mas às segundas-feiras era dia de festa. Ali se comprava e ali se comia. Lembro-me bem, havia um grelhador aceso, comia-se o peixe assado, bebia-se um copo de vinho e assim se fazia o convívio.

Quem vinha de mais longe, a passo de burro nas viagens de ida e volta, ocupava o dia inteiro. Muitos até trabalhavam ao domingo só para ter as segundas-feiras disponíveis para fazer parte do banquete que se tornava aquela praça.

O tempo passou e muito mudou, o sal que ajudava a conservar foi substituído pelo gelo e as cestas feitas com folhas de zinco para transportar o peixe hoje em dia já não existem. Recordo-me ainda que o chicharro era vendido ao par, escalado e lá dentro cabia outro. 15 tostões era assim muitas vezes vendido.

Outros tempos…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

As festas das aldeias e suas tradições

Com a chegada do verão começa a altura dos arraiais, das festas das aldeias, onde reina o tradicional bailarico e de seguida o dj a fazer o resto da magia.

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda