Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Fim das moratórias privadas

DECO – Defesa do Consumidor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar de ter sido alargado o prazo das moratórias públicas, aplicável a contratos de crédito à habitação garantidos por hipoteca e outros créditos hipotecários, de locação financeira de imóveis destinados à habitação, e contratos de crédito com finalidade educação, celebrados com consumidores, até ao final de setembro, algumas moratórias privadas que abrangem os contratos de crédito pessoal (com exceção dos contratos de crédito aos consumidores com finalidade educação) e o crédito automóvel, já terminaram ou vão terminar antes de setembro e as famílias começam a ser chamadas pelos bancos para iniciarem o pagamento das respetivas prestações mensais.

No entanto, nos tempos difíceis que correm, muitas são as famílias que se encontram ainda com grandes dificuldades económicas e que continuam a ser penalizadas com a crise.

O que aconselhamos é que as famílias contactem com o banco e tentem evitar o incumprimento, ou seja, devem ter uma posição proactiva para travar uma situação de incumprimento.

Importa gerir cuidadosamente o orçamento familiar. A moratória representa um alívio temporário para as famílias mais penalizadas com a crise, mas é necessário preparar o futuro. Portanto, se está iminente o fim da moratória e se verificam que a redução dos orçamentos familiares irá permanecer após este período excecional, as famílias devem tentar renegociar os créditos, para evitar o incumprimento.

As famílias em dificuldades podem sempre recorrer aos mecanismos PARI – Plano de Ação para o Risco de Incumprimento e PERSI – Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, pois os bancos serão obrigados a apresentar uma solução.

Se precisar de orientação ou ajuda para a renegociação dos seus créditos, poderá recorrer ao Gabinete de Proteção Financeira da DECO. Para informação complementar, poderá contactar a DECO pelo telefone, para os nºs 213 710 238 ou por email: gas@deco.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss