Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 25° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 25° C
16° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 27° C

69 árvores plantadas no Campo da Feira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Cadaval promoveu no Campo da Feira, na sede do concelho, uma ação de plantação de 69 árvores de quatro espécies, vulgarmente conhecidas por bordo (47), castanheiro-da-índia (seis), carvalho-americano (sete) e tília (nove).
Esta operação de arborização teve um custo de cerca de dez mil euros

A operação de arborização integra-se no projeto de requalificação do Campo da Feira. De acordo com o Gabinete Técnico Florestal municipal, as espécies foram escolhidas por serem árvores de médio e grande porte, na sua maioria de crescimento rápido, de folha caduca e com sistema radicular pouco agressivo para os pavimentos.

“Foi tida em conta a forma e cor da sua folhagem, assim como a floração e a frutificação”, explicou Paula Almeida. Segundo a engenheira florestal camarária, “a plantação destas árvores permite não só embelezar o local, criando um enquadramento paisagístico muito mais aprazível, como criar um ambiente mais fresco durante o verão, para futuras atividades como caminhadas ou momentos de desporto”.

Para além disso, por serem de folha caduca, as árvores permitem a entrada de sol, no inverno, mantendo o local mais ameno.

“Os bordos foram colocados de forma a definirem os alinhamentos de vias de circulação (atuais e futuras), tendo o posicionamento das restantes sido escolhido de acordo com o tamanho e cor, de forma a dar a aparência de uma mata variada”, referiu João Santos, arquiteto camarário.

O técnico indicou ainda ter sido deixado um espaço sem árvores, correspondente à zona mais plana, como área de reserva para eventual instalação de recintos de espetáculos ao ar livre.

Esta operação de arborização teve um custo de cerca de dez mil euros e é ainda enquadrável no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (Oeste PIAAC), tendo em vista o potencial de sequestro do carbono.

A requalificação do Campo da Feira teve como primeira fase a execução dos circuitos acessíveis e da escadaria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras inaugurou no dia 29 de setembro a nova exposição temporária “A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905), que estará patente até 5 de fevereiro de 2023. 

bordalo

Jorge Castro lança livro na Biblioteca

Organizado pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, realiza-se no dia 15 de outubro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o lançamento, na região Oeste, do 18.º livro de Jorge Castro, "Isto, agora são outros 70...", um retrato de Portugal com cerca de 200 fotografias comentadas, do período de 1970 a 1974.

jorge