Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Empresas da região Oeste revelam agravamento da situação económica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O V Barómetro Empresarial da Região Oeste demonstra um agravamento da situação económica da empresas, estando a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) a preparar um pedido do reforço de medidas a aplicar, com base nos contributos das empresas.
52

Segundo a AIRO, perante a situação pandémica grande parte das empresas desenvolve atividade normalmente com aplicação do plano de contingência (30%), seguindo-se o lay-off total (10%) e regime misto (9%). “O cenário piorou bastante, devido ao prolongamento da pandemia e também ao novo confinamento geral que vivenciamos, face ao último inquérito realizado no qual as empresas em funcionamento apenas com o plano de contingência correspondiam a 64% dos inquiridos, sendo que neste momento essa percentagem desceu para cerca de metade, para 30%”, revela a AIRO.

Em setembro passado apenas 1% das empresas estava em lay-off total, sendo que esse valor aumentou para 10% no atual questionário.

Por um lado, 50% das empresas que neste momento se encontram com atividade suspensa ou em lay-off pretendem retomar atividade até ao verão. Por outro lado, os empresários quando questionados se futuramente seria necessário recorrer a lay-off, 52% afirmam esta necessidade.

“Assistimos a um aumento do número de empresas a necessitar recorrer a lay-off que passou de 16% em setembro para 52% atualmente. Esta situação evidencia o aumento das consequências negativas da atual crise que vivemos”, indica a AIRO.

Ao longo do último trimestre de 2020 a maioria das empresas teve atividade aberta de forma regular, sendo que as empresas que se viram obrigadas a suspender atividade fizeram-no de forma mais incidente nos meses de novembro e dezembro.

Maioria das empresas pretende manter colaboradores

Durante o período de análise, a maioria das empresas (69%) afirma ter mantido constante o número de trabalhadores, o que vai de encontro à tendência dos resultados do último inquérito, sendo este um indicador positivo.

A maioria das empresas (82%) afirma a sua intenção de manter o número de colaboradores durante o primeiro trimestre do presente ano, o que mais uma vez se revela um indicador bastante positivo, considera a AIRO.

5% dos empresários pretendem aumentar os colaboradores da sua atividade, enquanto 8% afirma ter intenções de reduzir o seu número de colaboradores e 5% já reduziram.

“Face à crise pandémica provocada pela Covid-19 e ao primeiro confinamento geral de 2020 é notório o cenário negativo pelo qual a maioria das empresas tem passado. No período de outubro a inícios de janeiro, a grande maioria das empresas registou grandes decréscimos da sua atividade e respetivo volume de negócio. Mais de metade dos empresários, nomeadamente 59%, não conseguiu ainda recuperar o seu volume de negócios, o que evidencia o quanto as empresas têm sido e continuam a ser afetadas. Os restantes 41% dos empresários conseguiram recuperar volume de vendas, mas ainda em valores baixos”, descreve a AIRO.

Na situação que vivemos com o novo confinamento geral (janeiro 2021), grande parte das empresas estima que irá perder uma parte significativa de volume de negócios. 36% dos inquiridos estima que irá perder volume de negócios na ordem dos 80% a 100%, podendo essas empresas ficar em risco de sustentabilidade e viabilidade. 14% dos inquiridos estimam uma perda entre os 60% a 80%.

Face ao cenário atual, grande parte dos inquiridos aponta para que a sua atividade empresarial volte à normalidade num período dentro de 12 a 24 meses com cerca de 48% das empresas a partilhar desta opinião, mantendo-se a tendência face ao último inquérito, no qual 50% das empresas indicava este período de recuperação.

Na sua grande maioria, 95% das empresas questionadas percecionam a pandemia enquanto risco elevado para a economia nacional. Apenas 3% da amostra aponta o risco como moderado e 2% como risco baixo.

Janeiro foi o mês mais fraco em vendas

Desde setembro (último trimestre de 2020) até ao presente, o mês com pico de vendas mais baixo revela-se ser o mês de janeiro (2021), sendo o mês mais vezes apontado, isto por cerca de 40% dos inquiridos. A base desta tendência está diretamente ligada ao facto de ser o mês em que entrou em vigor o novo confinamento geral, condicionando bastante a atividade empresarial.

A maioria das empresas afirma estar pouco confiante em relação às medidas de apoio do Governo, representando 58% dos inquiridos. Apenas 23% das empresas responderam estar confiantes enquanto que 19% afirmam não estar nada confiantes.

As medidas de apoio mais requisitadas ao longo do último trimestre de 2020 foram: Apoair.pt; Apoios da segurança social; Moratórias de crédito; e Apoio à retoma progressiva. 33% dos empresários consideram o processo de acesso às medidas um processo de acesso fácil enquanto que 31% dos inquiridos considera este um processo de acesso difícil.

82% dos empresários que no passado não recorreram a qualquer tipo de medida de apoio afirmam pretender concorrer a medidas de apoio.

Neste momento a opinião dos empresários encontra-se dividida quanto ao receio de uma possível interrupção no fornecimento de matérias-primas necessárias às suas atividades realçando 25% dos empresários ter receio e 21% ter pouco receio.

Quanto à interrupção de matérias-primas, a maioria das empresas não registou interrupção no fornecimento das mesmas. Apenas 22% registaram uma interrupção nos seus fornecimentos de matérias-primas essenciais às suas atividades e que condiciona o desempenho destas empresas.

Para a maior parte das empresas inquiridas, as datas comemorativas durante o período em análise não foram uma oportunidade de aumento do volume de negócio, sendo que apenas 17% registaram um aumento de faturação da empresa. Face ao inquérito de setembro, 31% das empresas perspetivavam

aumentar a sua faturação nestas datas especiais, contudo, o número de empresas nas quais tal se verificou caiu para cerca de metade.

Perante a necessidade de desenvolver soluções alternativas e estratégicas por parte das empresas com intuito de, nos últimos meses, assegurar a viabilidade do negócio, as três alternativas estratégicas mais vezes apontadas pelos inquiridos incidiram sobre: redes sociais; seguidamente, negócio digital (e-commerce); e novos produtos/serviço adaptado.

53% das empresas inquiridas sem liquidez sustentável

53% das empresas inquiridas afirmaram que a sua atual liquidez não permite a empresa manter-se sustentável nos próximos meses. Comparativamente às respostas obtidas em setembro, existe um aumento de respostas de empresas que afirmam não possuírem liquidez sustentável face ao futuro incerto.

Apenas 34% dos inquiridos consideram que os apoios atuais serão suficientes perante o caso da situação pandémica se prolongar ou piorar.

Em alternativas caso o volume de faturação não seja sustentável, as empresas consideram algumas alternativas, tais como, procurar novos canais de vendas, reduzir custos internos e reduzir número de colaboradores.

No que respeita o negócio online, a maioria das empresas, 74% dos inquiridos, afirma que não registou um crescimento online da sua atividade, enquanto que 26% relata que a sua atividade cresceu nos canais digitais, o que poderá ter sido uma oportunidade/solução face ao combate à pandemia.

dos empresários inquiridos admitem vir recorrer ao lay-off

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto