Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Câmara da Nazaré aprova novas medidas de apoio a famílias e empresas

16 de Fevereiro, 2021
O executivo da Câmara da Nazaré aprovou um conjunto de medidas destinadas a reduzir os impactos financeiros da pandemia Covid-19 sobre os munícipes e as empresas instaladas no concelho.
Aprovadas medidas destinadas a reduzir os impactos financeiros na população nazarena

Em abril de 2020 tinham sido aprovadas linhas extraordinárias de apoio social e económico destinadas a minimizar as consequências da doença na vida das pessoas e das empresas, tendo a autarquia adequado, na semana passada, as medidas à situação.

“É tempo de intensificar este esforço, nomeadamente através da minoração dos impactos financeiros junto dos nossos munícipes, pois é expectável que a situação socioeconómica das famílias agrave substancialmente, bem como das empresas que escolheram o nosso município para desenvolverem as suas atividades”, refere a proposta enviada pelo presidente da Câmara, Walter Chicharro, à reunião do executivo.

Ainda de acordo com o documento, as medidas aprovadas são as “adequadas à situação” atual, mas serão reavaliadas permanentemente, podendo ser ampliadas caso as circunstâncias o justifiquem.

Entre os apoios constam a ajuda aos mais de 65 anos na aquisição de medicação, bens alimentares, entre outras necessidades básicas (para quem não tem suporte familiar e tem restrições, quer pela idade, quer por doença crónica), apoio na aquisição de bens alimentares, entre outros, para quem se encontra em isolamento profilático ou testou positivo à Covid-19, apoio individualizado para gestão de stress emocional e uma linha de apoio a cidadãos estrangeiros para facilitar a comunicação.

Empréstimo de material educativo às famílias sem material informático e acesso à internet, em caso de aulas síncronas, entrega das refeições escolares a alunos dos Escalões A e B durante o encerramento dos estabelecimentos de ensino públicos, isenção de mensalidades aos alunos da Universidade Sénior da Nazaré no período de janeiro a abril deste ano, não proceder à atualização das rendas do Bairro de Habitação Social e não aplicar a multa/penalização por mora no pagamento até 30 de junho, isenção do pagamento das taxas municipais referentes à ocupação de via pública, esplanadas e publicidade, são algumas das medidas.

No âmbito do Fundo de Emergência Social, serão disponibilizados 200 mil euros para apoiar, após esgotadas as respostas já existentes, indivíduos ou agregados familiares em situação de grande vulnerabilidade e desproteção social, bem como, empresas, IPSS e equiparadas, instituições de emergência e socorro, clubes, coletividades e associações desportivas, recreativas e culturais.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.