Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Sismo de magnitude 3.5 causou susto nas Caldas da Rainha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O sismo registado na noite da passada sexta-feira teve epicentro a oito quilómetros a norte de Rio Maior, mas no concelho de Caldas da Rainha foi bastante sentido, havendo também relatos desde Leiria até à Grande Lisboa. As populações apanharam um susto mas não houve registo de danos.
Ao quartel dos bombeiros de Rio Maior, concelho onde se verificou o epicentro, não chegaram relatos de danos

Uma tremideira com um zumbido ao longo de dez segundos. Foi assim que muitas pessoas descreveram o que sentiram com o sismo,de magnitude 3.5 na escala de Richter, registado pelas 22h08.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tratou-se de um abalo sísmico cuja vibração foi semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados.

Na escala de Mercalli modificada a intensidade foi III-IV, o equivalente a fraco a moderado.

No concelho de Rio Maior, na freguesia de Alcobertas, onde se verificou o epicentro, foram logo desencadeadas ações de monitorização em diversas infraestruturas, nomeadamente de abastecimento de água, mas não houve relatos de danos, o que tranquilizou a câmara e a proteção civil.

“A minha primeira preocupação foi logo contactar os nossos bombeiros, que é onde habitualmente caem as chamadas de emergência de forma mais rápida, mas percebi que estava tudo tranquilo. Coloquei na rua operacionais da Câmara Municipal para poderem fazer todo o trajeto entre a cidade e Alcobertas e verificarem se havia algum dano visível”, contou Filipe Santana, presidente da Câmara de Rio Maior.

Os bombeiros receberam algumas chamadas de populares a perguntar se teria havia um sismo, mas não houve alarmismos. “Apesar do abalo ter sido com alguma intensidade, as pessoas reagiram bem, o que é importante saber que a população está capaz de lidar com uma situação destas sem entrar em histerismos”, declarou o segundo comandante dos bombeiros de Rio Maior, Luís Coelho.

O confinamento devido à pandemia pode ter ajudado. “Estando acompanhadas, as pessoas puderam apoiar-se. Se estivessem sozinhas podiam ficar mais desconfortáveis”, manifestou.

Móveis a estremecerem, foram o sinal mais visível deste pequeno sismo, que deu para o susto, mas sem estragos ou ferimentos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos