Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Milhares de metros cúbicos de água da chuva não estão a ser armazenados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A otimização do aproveitamento hidroagrícola de Óbidos está dependente do arranjo de um gerador de emergência que permitirá a validação do fecho das comportas da barragem do Rio Arnóia, solução que se arrasta há mais de um ano e que mereceu na passada sexta-feira um requerimento de deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelo círculo de Leiria, com perguntas à ministra da Agricultura.
Deputados do PSD perguntaram à ministra se vai resolver o problema na barragem de Óbidos

De acordo com os sociais-democratas, a direção da Associação de Beneficiários tem vindo a solicitar aos técnicos e à ministra da Agricultura o agilizar de procedimentos para que seja possível o fecho das duas comportas e se inicie o aprovisionamento de água no período de precipitação para utilização no período estival (meses de maior calor).

“Pelo que nos é dado a conhecer, há a necessidade de um parecer prévio por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para que seja autorizado o fecho das comportas. Para que a APA possa dar esse seu parecer favorável eventualmente terão de ser feitos melhoramentos e validação do gerador de emergência. Este investimento totaliza um valor de cerca de 15 mil euros”, referem.

Segundo os deputados, “perdem-se todos os dias milhares de metros cúbicos de água pelo não aprovisionamento neste período de chuva”.

Acresce que “considerando não ser possível fechar rapidamente as comportas existe a forte probabilidade de não ser possível iniciar em 2021 o segundo bloco de rega, o bloco da Amoreira”.

Os deputados perguntam à ministra se “vai empenhar-se em resolver este problema e garantir que não se vão continuar a perder milhares de metros cúbicos de água, tão importantes para a agricultura da região”.

O aproveitamento hidroagrícola de Óbidos representa um investimento de cerca de 28 milhões de euros. Implementado nos concelhos de Óbidos (cerca de 60%) e Bombarral (cerca de 40%) beneficia diretamente propriedades nas freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Vau, Amoreira, Pó e Roliça. Há cerca de 900 beneficiários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1