Q

Previsão do tempo

21° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
21° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
21° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

BE pergunta por Unidade de Cuidados Intensivos no Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Bloco de Esquerda (BE) interpelou o Ministério da Saúde sobre a urgência de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que garanta maior capacidade de resposta à pandemia na região e a outras patologias.
Uma UCI permitiria reter doentes críticos que atualmente são transferidos para outros hospitais

“Se em pré-pandemia a necessidade de criar uma UCI no CHO era evidente, atualmente é uma urgência para responder à Covid-19 e a outras patologias”, referiu o BE, numa interpelação ao Ministério da Saúde.

O BE socorreu-se de declarações da diretora do serviço de urgência geral, que afirmou que “o Hospital das Caldas está praticamente transformado num hospital Covid-19 e 65% a 70% de todo o centro hospitalar está dedicado à epidemia”, relatando situações de muita dificuldade na transferência de doentes que precisam de cuidados intensivos, ao sublinhar que “o meu recorde foi 18 chamadas para encontrar quem acolhesse um doente nosso que precisava de cuidados intensivos”.

Os deputados do BE consideram urgente que o governo tome as diligências necessárias para garantir a constituição de uma UCI no CHO, podendo desta forma “reter doentes críticos que atualmente são transferidos para outros hospitais”.

“O CHO, constituído por três hospitais, localizados nos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, serve uma população aproximada de 300 mil pessoas, prestando serviços a muitos utentes da região de Lisboa e Vale do Tejo, a região onde se encontra atualmente o maior número de novos infetados com Covid-19, havendo muitos hospitais sobrelotados”, sublinharam.

Recordaram ainda que “segundo declarações prestadas pela administração do CHO em fevereiro de 2020, estava na altura em elaboração um projeto para criar uma UCI, estando orçamentado um milhão de euros para esta finalidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda