Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C

BE pergunta por Unidade de Cuidados Intensivos no Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Bloco de Esquerda (BE) interpelou o Ministério da Saúde sobre a urgência de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que garanta maior capacidade de resposta à pandemia na região e a outras patologias.
Uma UCI permitiria reter doentes críticos que atualmente são transferidos para outros hospitais

“Se em pré-pandemia a necessidade de criar uma UCI no CHO era evidente, atualmente é uma urgência para responder à Covid-19 e a outras patologias”, referiu o BE, numa interpelação ao Ministério da Saúde.

O BE socorreu-se de declarações da diretora do serviço de urgência geral, que afirmou que “o Hospital das Caldas está praticamente transformado num hospital Covid-19 e 65% a 70% de todo o centro hospitalar está dedicado à epidemia”, relatando situações de muita dificuldade na transferência de doentes que precisam de cuidados intensivos, ao sublinhar que “o meu recorde foi 18 chamadas para encontrar quem acolhesse um doente nosso que precisava de cuidados intensivos”.

Os deputados do BE consideram urgente que o governo tome as diligências necessárias para garantir a constituição de uma UCI no CHO, podendo desta forma “reter doentes críticos que atualmente são transferidos para outros hospitais”.

“O CHO, constituído por três hospitais, localizados nos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, serve uma população aproximada de 300 mil pessoas, prestando serviços a muitos utentes da região de Lisboa e Vale do Tejo, a região onde se encontra atualmente o maior número de novos infetados com Covid-19, havendo muitos hospitais sobrelotados”, sublinharam.

Recordaram ainda que “segundo declarações prestadas pela administração do CHO em fevereiro de 2020, estava na altura em elaboração um projeto para criar uma UCI, estando orçamentado um milhão de euros para esta finalidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bora é apresentada no Espaço Leonel Miranda

Eneida Tavares, João Xará, Jorge Carreira e Samuel Reis, coletivo de alumni da ESAD.CR, apresentam um novo projeto: Bora – uma marca de mobiliário, iluminação e acessórios para a casa.

34 atletas dos Pimpões no Torneio de Abertura de Categorias

A Piscina Municipal de Óbidos foi o plano de água escolhido para a primeira competição da época 24/25, o Torneio de Abertura de Categorias, que decorreu nos dias 19 e 20 de outubro, com 245 atletas de 12 clubes. Representaram os Pimpões as equipas de infantis e absolutos, num total de 34 atletas, tendo sido a segunda equipa com mais nadadores.

abertura

Cadetes dos Pimpões no Torneio de Abertura

As Piscinas Municipais de Ansião acolheram, no passado dia 26, o Torneio de Abertura para o escalão de cadetes, contando com a participação de 140 nadadores provenientes de 11 clubes. A equipa caldense dos Pimpões esteve representada por 15 atletas.

cadetes