“Se em pré-pandemia a necessidade de criar uma UCI no CHO era evidente, atualmente é uma urgência para responder à Covid-19 e a outras patologias”, referiu o BE, numa interpelação ao Ministério da Saúde.
O BE socorreu-se de declarações da diretora do serviço de urgência geral, que afirmou que “o Hospital das Caldas está praticamente transformado num hospital Covid-19 e 65% a 70% de todo o centro hospitalar está dedicado à epidemia”, relatando situações de muita dificuldade na transferência de doentes que precisam de cuidados intensivos, ao sublinhar que “o meu recorde foi 18 chamadas para encontrar quem acolhesse um doente nosso que precisava de cuidados intensivos”.
Os deputados do BE consideram urgente que o governo tome as diligências necessárias para garantir a constituição de uma UCI no CHO, podendo desta forma “reter doentes críticos que atualmente são transferidos para outros hospitais”.
“O CHO, constituído por três hospitais, localizados nos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, serve uma população aproximada de 300 mil pessoas, prestando serviços a muitos utentes da região de Lisboa e Vale do Tejo, a região onde se encontra atualmente o maior número de novos infetados com Covid-19, havendo muitos hospitais sobrelotados”, sublinharam.
Recordaram ainda que “segundo declarações prestadas pela administração do CHO em fevereiro de 2020, estava na altura em elaboração um projeto para criar uma UCI, estando orçamentado um milhão de euros para esta finalidade”.
0 Comentários