Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C

“Tenho 54 anos e estive quase a morrer de coronavírus”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A caldense Isabel Maria Santos, de 54 anos, que deixou o seu emprego num centro de formação profissional para tomar conta da mãe, esteve internada 11 dias em dezembro na enfermaria Covid no CHO, unidade das Caldas.

Sem esconder a emoção e lágrimas recordou que o mais difícil “é não ver a família e ver pessoas a morrer ao nosso lado”.

Hoje integra a lista de recuperados, mas com algumas sequelas. Tem uma tromboflebite numa perna que considera que foi provocada devido o vírus. “A dra. Joana Louro, que é minha médica da diabetes, foi espetacular e acabei por não ser transferida para Santa Maria, mas fui submetida a ventilação não invasiva e evoluí bem”, contou. Mas pensou “que ia morrer” porque “a minha diabetes estava descontrolada e disseram-me que os meus órgãos estavam a entrar em falência”.

Ao olhar para trás, Isabel Maria Santos diz que sempre teve muito cuidado, mas consegue identificar o momento em que contactou com o novo coronavírus. “O namorado da minha filha foi viajar à Madeira em trabalho e quando regressou veio jantar à nossa casa e foi nessa altura que todos na família, menos a minha mãe, ficámos infetados”, relatou.

Agradeceu por estar viva e toda a ajuda que teve dos enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. “Eles têm o internamento muito bem organizado e controlado”, salientou, acrescentando que “antes de ser internada ainda estive dois dias sentada no cadeirão na urgência à espera de cama”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial