Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
10° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C

Dragagens na Lagoa de Óbidos aguardam visto do Tribunal de Contas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, revelou na Assembleia da República que a empreitada de dragagens na zona superior da Lagoa de Óbidos, no valor aproximado de 14,7 milhões de euros, deverá este mês obter visto do Tribunal de Contas.
Serão dragados 875 mil metros cúbicos de areia

A formalização da adjudicação aconteceu em outubro do ano passado com o consórcio Alexandre Barbosa Borges S.A. e Vinci – Construction Maritime et Fluvial.

A intervenção, no valor total de 14.683.361,85 euros, será financiada em 85% pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. Os restantes 15% virão do Fundo Ambiental.

O deputado Hugo Oliveira, do PSD, quis saber se o atraso no arranque da obra não coloca em causa os fundos comunitários, mas a secretário de Estado respondeu apenas que o Tribunal de Contas levantou algumas questões que estão a ser respondidas e só depois é que poderá receber o visto.

Entre os trabalhos está a dragagem de 875 mil metros cúbicos de areia dos canais e bacias da Lagoa e a sua deposição no mar, para sul, a partir da arriba do Gronho, por rainbow (equipamento colocado em formato de arco-íris”.

A intervenção irá também contemplar a valorização ambiental de cerca de 78 hectares a montante da foz do rio Real, com a erradicação de vegetação infestante e plantação de espécies vegetais autóctones.

O prazo de execução dos trabalhos é de 18 meses, sendo que as dragagens devem ficar concluídas dentro de um ano, a contar da data de consignação da empreitada, após ter sido obtido o respetivo visto do Tribunal de Contas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Centro de Artes uniu a cerâmica à cutelaria

O fogo da paixão pela cutelaria e pela cerâmica alimentou durante dois dias, 17 e 18 de março, um singular evento, organizado pela Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, que juntou os dois principais setores das Caldas da Rainha, ao nível industrial e artesanal. A gastronomia foi o terceiro elemento, na temperatura de uma fogueira instalada no jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

domarofogo1

Festival de Tunas foi um sucesso

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

festivaldetunas2