Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Bombeiros das Caldas fazem parto em casa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tiago Miguel, de 35 anos, e Vasco Silva, de 56 anos, dois bombeiros das Caldas da Rainha, ajudaram na manhã do passado sábado uma grávida a dar à luz uma menina, depois de terem sido mobilizados para efetuar o transporte da mulher para o hospital. Depararam-se com a parturiente com contrações e protagonizaram eles próprios o nascimento da bebé, na cama do quarto da sua casa, na presença do marido e dos outros dois filhos.
Tiago Miguel e Vasco Silva

Os dois bombeiros da corporação das Caldas da Rainha, tripulantes da ambulância de socorro do INEM, viveram um momento emocionante ao ajudarem a grávida de 35 anos a dar à luz, depois de terem sido mobilizados para efetuar o transporte da mulher na sua casa, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, a vários quilómetros do hospital.

“Fomos solicitados pelas 10h17 para uma senhora que estava a entrar em trabalho de parto e quando chegámos verificámos que ela estava com contrações de três em três minutos, e pouco depois passaram a ser de 30 em 30 segundos”, relatou o bombeiro de 1ª Vasco Silva.

Comunicaram ao Centro Orientador de Doentes Urgentes e como já não houve tempo para efetuar o transporte para o hospital e estando ocupada a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, tiveram de ser os soldados da paz a concretizar o parto, o que aconteceu pelas 10h41.

Para o sucesso contribuiu não só a colaboração da parturiente, que estava a ter o terceiro filho, como também a formação dos bombeiros. “A nossa entidade patronal é a associação humanitária dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha mas temos formação credenciada pelo INEM, com um módulo sobre partos”, contou Tiago, bombeiro de 2ª.

Soldado da paz há vinte anos, Tiago já uma vez tinha participado num parto. Vasco dedica-se à função humanitária há 35 anos e já havia assistido a dois partos com equipa médica, mas para ambos foi agora a primeira vez que protagonizaram eles próprios o nascimento. Um momento inesquecível.

“O bebé lembrou-se que tinha de nascer na nossa presença. Tirando a pandemia em que assistimos todos os dias pessoas falecerem, foi espetacular contribuir para esta natalidade. Sinto orgulho e fica marcado para a vida”, manifestou Vasco. “Deu-nos um sorriso”, confessou Tiago.

O parto foi realizado na cama do quarto da casa da grávida, na presença do marido e dos outros dois filhos. A bebé e a mãe foram depois transportadas para o hospital das Caldas da Rainha, para acompanhamento adequado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.