Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Surto no lar da Misericórdia das Caldas da Rainha adia vacinação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Não houve evolução no surto no lar da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, onde estão infetados 78 idosos e 25 funcionários.
No lar da Misericórdia das Caldas estão infetados 78 idosos e 25 funcionários

Na sequência de dois casos positivos, foram submetidos a testes todos os idosos e funcionários do edifício sede da instituição. Foram realizados 94 testes a colaboradores e 99 testes a utentes, o que resultou na deteção de mais de uma centena de casos ativos na Casa de Repouso.

“A maioria é assintomática. Alguns tiveram sintomas febris e tosse, tendo sido medicados”, revelou a provedora, Maria da Conceição.

Os idosos estão separados em alas Covid e não-Covid e os colaboradores infetados nos respetivos domicílios em isolamento. Os restantes encontram-se a trabalhar em espelho, para não se cruzarem e manterem a instituição em funcionamento.

Para além da Casa de Repouso, a instituição tem em divisões diferentes o Centro de Acolhimento Temporário e o Lar infanto-Juvenil para meninas, mas o surto não atingiu estas valências.

A Misericórdia era para ser esta semana palco da 1ª fase de vacinação contra a Covid-19, ação que foi adiada. “Teremos que aguardar que a situação seja resolvida, para voltar a falar com os serviços de saúde”, disse Maria da Conceição.

Este é o caso mais preocupante nas Caldas da Rainha, mas no lar Caldas Residence, no Chão da Parada, houve um morto e encontram-se 36 pessoas infetadas (19 idosos e 17 funcionários), duas das quais estão hospitalizadas.

No lar do Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha verifica-se um surto com dez utentes e oito colaboradores infetados.

Na Foz do Arelho há três casos de infeção num lar, motivando testes a 62 utentes e trabalhadores.

Entre outros estão igualmente a ser acompanhados os surtos ocorridos na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social Paroquial de Santa Catarina, no lar da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, na Commodos – Residência Geriátrica, no Reguengo da Parada e no Condomínio Residencial Dom Dinis, na cidade.

16 mortes em lares de Óbidos

Catorze das dezoito mortes ocorridas no concelho de Óbidos associadas à Covid-19 estão relacionadas com o surto no Lar de Idosos Palácio D’El Rei, em Trás-do-Outeiro, indicou fonte municipal. O surto foi identificado durante a época natalícia, afetando quase todos os idosos e funcionários.

Entretanto, no lar da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos foram registados dois óbitos e estão infetados cerca de cinco dezenas de utentes e dezena e meia de funcionários.

Esta ERPI tinha sido palco da administração da primeira dose da vacina contra a Covid-19 aos idosos e colaboradores.

Em Alcobaça foram identificados 79 casos positivos de Covid-19 na ERPI da Santa Casa da Misericórdia, onde já se registaram cinco mortes.

No Lar do Centro Cénico da Cela também há um surto, com 63 casos ativos e um óbito.

No Bombarral, o Hospital de Cuidados Continuados Casimiro da Silva Marques, da Santa Casa da Misericórdia, regista um surto de Covid-19, com 44 infetados (26 dos 48 utentes e 18 dos 60 funcionários) e duas mortes. Os idosos e colaboradores que estão negativos voltam a ser testados nesta quarta-feira.

Segundo a agência Lusa, a instituição contratou nove pessoas para colmatar a falta dos funcionários, através do programa criado para o efeito pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Em Torres Vedras há um surto de Covid-19 no Lar de Santo António, em Campelos, com 40 casos ativos, dos quais 34 são utentes e 6 são funcionários. Foram testados 45 idosos e 36 colaboradores.

Está identificado um surto na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, em Casal Barreirinha. Apresenta 9 óbitos e 32 casos ativos. Em 43 casos confirmados, 2 recuperaram.

No Lar de São José, na cidade, verificam-se 134 casos ativos e já houve 20 mortes. Entre 172 casos confirmados, 18 recuperaram. No Lar de Nossa Senhora do Carmo, em Ordasqueira, existem 82 casos ativos, tendo havido 11 óbitos. Em 100 casos confirmados, 7 recuperaram.

Foi identificado um surto no Lar Barro Senior Residence, no Barro. Apresenta 47 casos ativos e 5 óbitos. Em 55 casos confirmados, 3 recuperaram.

No Lar Nossa Senhora D’Ajuda, em Ramalhal, há 61 casos positivos e 2 óbitos, no total de 63 casos confirmados. Foram testados 63 idosos e 40 colaboradores.

Dos 35 óbitos registados em Arruda dos Vinhos, 25 foram registados em lares do concelho (lar Alcambar e lar da Cartaxaria, ambos da Misericórdia, lar Solar Villa d’Arruta e Solar São Miguel).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.