Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 30° C

Duas crianças morrem em despiste de carro conduzido pela mãe

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duas crianças, de dois e três anos, morreram na sequência do despiste do carro conduzido pela mãe, em Arrouquelas, Rio Maior, na manhã da passada quinta-feira.
Carro embateu no muro de uma casa numa aldeia do concelho de Rio Maior

A mulher, de 35 anos, tinha fugido com as crianças, que estavam à guarda da avó materna em Manique do Intendente, no concelho de Azambuja. Aproveitou um momento de distração desta e conseguiu levá-las para o carro da avó, sem o seu consentimento, saindo do local a alta velocidade.

Desconhece-se o destino mas sabe-se que a viagem terminou cerca de dez quilómetros depois no concelho de Rio Maior, quando embateu com grande violência no muro de uma habitação.

O menino de três anos foi transportado em paragem cardiorrespiratória para o hospital de Santarém, mas não recuperou. A irmã de dois anos foi levada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde acabou por morrer.

A condutora ficou ferida e encontra-se internada no Hospital de Santarém. As causas do acidente estão a ser averiguadas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação do Destacamento da GNR de Santarém, que fez a peritagem no local.

Após o alerta dado pelas 09h48 foram mobilizados mais de três dezenas de operacionais dos bombeiros de Rio Maior e de Alcoentre, da Unidade de Apoio Psicológico do INEM de Lisboa, das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação de Caldas da Rainha, Santarém e Vila Franca de Xira.

A GNR de Rio Maior cortou o trânsito durante mais de três horas e meia, para prestação de socorro, remoção da viatura e limpeza da via.

A mãe das crianças deverá ser constituída arguida por vários crimes. Poderá enfrentar uma acusação de dois homicídios por negligência (até três ou cinco anos de prisão cada um, consoante o grau do crime), uma vez que as crianças não viajavam seguras em cadeiras de retenção como deviam. Por outro lado, a fuga com os filhos perfila crimes de subtração de menores (puníveis com penas de prisão até dois anos). A utilização do carro da avó dos meninos sem autorização pode ser encarada como um crime de furto de uso de veículo (pena até dois anos). Há ainda outros crimes que poderá ter de responder, relacionados com o Código da Estrada, como por exemplo condução perigosa (até três anos de prisão).

Um quadro penal complexo, caso não venha a ser considerada inimputável devido a problemas psicológicos e de bipolaridade.

O Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja transmitiu entretanto o seu profundo pesar pelo falecimento das duas crianças, uma delas frequentadora da creche e a outra do jardim de infância de Manique do Intendente.

“É natural ver as crianças crescerem. Ver esse percurso abruptamente interrompido é chocante, cruel e desumano”, manifestou a direção escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pulseira eletrónica por violência doméstica

Detido no concelho de Peniche por infligir, de forma reiterada, agressões físicas e psicológicas contra a companheira, de 48 anos, e o filho, de 19 anos, um homem de 54 anos ficou em liberdade, sujeito a pulseira eletrónica.

images

Condutor tinha armas brancas

Um homem de 52 anos foi detido pela GNR de São Martinho do Porto, no passado dia 29, por posse de armas proibidas no concelho de Alcobaça.

armas

Detido por furto no interior de residência

Um indivíduo de 25 anos foi detido no passado dia 29 pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR por furto no interior de residência, na freguesia de São Martinho do Porto.

martinho