Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C

Surto no Hospital da Confraria da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Onze doentes do Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré acusaram positivo no teste à Covid-19, revelou Nuno Batalha, presidente da mesa administrativa, indicando que estão “assintomáticos” e permanecem na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da instituição, da qual eram utentes, enquanto dois deles foram internados no Hospital de Leiria e encontram-se “estáveis”.

Há ainda sete funcionários, alguns dos quais enfermeiros, infetados com o vírus, em isolamento nos respetivos domicílios.

“Temos feito diariamente em cada turno despistagem com testes rápidos aos trabalhadores”, disse Nuno Batalha, adiantando que estão a ser feitos mais testes aos restantes utentes para despistar novos casos.

De acordo com o responsável, “até ao momento mais nenhuma valência da instituição tem casos ativos de Covid-19”.

Para além do centro hospitalar, a Confraria tem uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um Centro de Acolhimento, um Centro Comunitário, Jardim de Infância e valência de Apoio Domiciliário.

A UCCI é constituída pela Unidade de Média Duração e Reabilitação e pela Unidade de Longa Duração e Manutenção. Ambas unidades de internamento, a primeira tem por finalidade a estabilização clínica, a avaliação e a reabilitação integral do utente, num período previsivelmente superior a 30 dias e inferior a 90 dias, assegurando cuidados médicos diários e de enfermagem permanentes, cuidados de fisioterapia e terapia ocupacional. A segunda, de caráter temporário ou permanente, presta apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.

No concelho da Nazaré existe ainda outro surto ativo, num lar na freguesia de Famalicão, “com quinze utentes e dois trabalhadores infetados”, disse à agência Lusa o delegado de saúde coordenador da região Oeste, Jorge Nunes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais eucaliptos nas Caldas

Uma portaria publicada no Diário da República no dia 5 de janeiro aumenta o limite máximo da plantação de eucaliptos em diversos concelhos do país, incluindo Caldas da Rainha, que passa de 5702 para 6272 hectares.

eucaliptos

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.