Q

Previsão do tempo

7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
8° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C

Santo Antão na Igreja de São Pedro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Devido à pandemia a habitual romaria de Santo Antão, em Óbidos, foi cancelada, mas uma imagem do padroeiro protetor dos animais está em exposição numa igreja da vila. A oportunidade é também aproveitada para fazer promessas ao santo pela saúde das pessoas, agora especialmente por causa da Covid-19.
Fitas em honra do santo simbolizam a bênção de boa saúde

Todos os anos a 17 de janeiro realiza-se a Festa de Santo Antão, que leva em romaria milhares de pessoas ao cimo de um monte para uma confraternização para comer chouriço à volta de fogueiras. O evento foi cancelado devido à pandemia e o acesso ao monte vedado.

Mas para que se possam cumprir promessas e gestos de devoção, com as devidas precauções, foi colocada uma imagem do padroeiro na Igreja de São Pedro, dentro do castelo de Óbidos.

Até 23 de janeiro, no horário de abertura da igreja, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h, é possível levar as fitas benzidas em honra do santo e adquirir as canecas comemorativas,

As fitas simbolizam a bênção de boa saúde, tradicionalmente dos animais, mas também de pessoas.

Em anos anteriores, estas promessas eram pagas na casa de esmolas ou na sacristia, no monte de Santo Antão, recebendo as pessoas em troca uma vela enrolada numa fita de nastro cor-de-rosa previamente benzida.

As velas eram oferecidas ao santo e colocadas junto à sua imagem ou queimadas num tabuleiro, enquanto que as fitas eram levadas para casa e presas ao alvo de proteção.

Celebrações da comunidade ucraniana

Desde o passado domingo que a comunidade ucraniana da Igreja Greco-Católica começou a ter as suas celebrações no Santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos. Anteriormente na Igreja de N. Sra. do Pópulo, nas Caldas da Rainha, que vai para obras, chegou-se a acordo para ser usado o santuário.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Morreu na cama

Os bombeiros das Caldas da Rainha tiveram na manhã da passada sexta-feira de forçar a entrada numa habitação na aldeia do Chão da Parada para tentar socorrer uma mulher de 55 anos que vieram a encontrar deitada na cama em paragem cardiorrespiratória, na sequência de doença súbita.

Mural homenageia a mulher da Nazaré

Está a nascer um novo mural dedicado à mulher nazarena e ao seu papel em diferentes áreas na sociedade local ao longo de décadas.

mural

Candidato do CDS em jornada agrícola

Na passada quarta-feira o candidato do CDS pelo distrito de Leiria, António Galvão Lucas, esteve no Bombarral, onde visitou a povoação de Pó para se inteirar das dificuldades dos produtores de bacelos, com quem conversou, seguindo-se uma visita a fruteiras da região também para saber da situação atual de produção e exportação da pérola do Bombarral, a pera rocha.

galvao