Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C

Deputados querem paisagem protegida na área da duna de Salir do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PSD na Assembleia da República recomendaram ao governo a classificação da área constituída pela duna de Salir do Porto, antiga Alfândega, Capela de Sant’ana e “Pocinha” como paisagem protegida.
Vista da duna de Salir do Porto (foto Maria Carvalho)

Segundo sustentaram, “a duna de Salir do Porto é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa. Vista da baía de São Martinho do Porto, estende-se por cerca de 200 metros de comprimento e 50 de altura acima do nível do mar”.

“A ladear esta duna estão as ruínas da antiga alfândega e dos estaleiros e oficinas de reparação naval onde, no tempo de D. Afonso V, terão sido construídas caravelas com madeiras do Pinhal de Leiria e que terão feito parte da epopeia dos descobrimentos. Entre as embarcações ali construídas consta que poderá estar a Nau São Gabriel, que liderou a armada de Vasco da Gama rumo à Índia e que terá participado também na descoberta do Brasil”, referem os deputados.

Descrevem ainda que para além das ruínas da antiga Alfândega existem as ruínas da Capela de Sant’Ana, construída naquele local para abençoar as embarcações produzidas na Alfândega e que se lançavam ao mar.

Entre a Capela de Sant’Ana e as ruínas da Alfândega encontram-se as “Pocinhas” de Salir – nome atribuído pelos populares, fruto das poças de água doce que se formam nas rochas durante a maré baixa e que originam pequenas piscinas naturais na maré baixa.

“Este é um património natural, cultural e histórico que deve ser protegido e salvaguardado”, consideram os deputados do PSD.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

familia 1