Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Deputados querem paisagem protegida na área da duna de Salir do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PSD na Assembleia da República recomendaram ao governo a classificação da área constituída pela duna de Salir do Porto, antiga Alfândega, Capela de Sant’ana e “Pocinha” como paisagem protegida.
Vista da duna de Salir do Porto (foto Maria Carvalho)

Segundo sustentaram, “a duna de Salir do Porto é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa. Vista da baía de São Martinho do Porto, estende-se por cerca de 200 metros de comprimento e 50 de altura acima do nível do mar”.

“A ladear esta duna estão as ruínas da antiga alfândega e dos estaleiros e oficinas de reparação naval onde, no tempo de D. Afonso V, terão sido construídas caravelas com madeiras do Pinhal de Leiria e que terão feito parte da epopeia dos descobrimentos. Entre as embarcações ali construídas consta que poderá estar a Nau São Gabriel, que liderou a armada de Vasco da Gama rumo à Índia e que terá participado também na descoberta do Brasil”, referem os deputados.

Descrevem ainda que para além das ruínas da antiga Alfândega existem as ruínas da Capela de Sant’Ana, construída naquele local para abençoar as embarcações produzidas na Alfândega e que se lançavam ao mar.

Entre a Capela de Sant’Ana e as ruínas da Alfândega encontram-se as “Pocinhas” de Salir – nome atribuído pelos populares, fruto das poças de água doce que se formam nas rochas durante a maré baixa e que originam pequenas piscinas naturais na maré baixa.

“Este é um património natural, cultural e histórico que deve ser protegido e salvaguardado”, consideram os deputados do PSD.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.