Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
15° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
15° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 13° C

Enorme fila para exercer o voto antecipado nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O voto antecipado gerou uma enorme fila de espera nas Caldas da Rainha para quem neste domingo usufruiu da oportunidade, uma semana antes do ato eleitoral para eleger o Presidente da República.
Fila na Rua Heróis da Grande Guerra

O objetivo desta possibilidade foi evitar a aglomeração de pessoas no dia 24 de janeiro, combatendo assim o absentismo em tempo de pandemia, mas para chegar às mesas de voto colocadas nos Paços do Concelho muitos eleitores tiveram de esperar cerca de uma hora, com a fila a sair do edifício e a prolongar-se por todo o quarteirão até à Praça de Touros, onde em certos períodos foi possível encontrar o último eleitor a marcar lugar. Quem estava na fila até às 19 horas pôde exercer o voto antecipado.

A razão de ser de alguma demora hoje prende-se com o facto do eleitor ter de colocar o seu voto num envelope e depois num segundo envelope, para ser canalizado para a respetiva seção de voto no próximo domingo. Apesar de parecer ser uma tarefa rápida, por ser uma novidade a que os eleitores não estavam habituados levou aos membros das mesas a gastar algum tempo na explicação dos procedimentos.

Houve quem tivesse desistido mas pode ainda exercer o voto no próximo domingo, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Muitos dos que votaram fizeram-no por estarem longe do concelho onde estão recenseados, já que o voto antecipado será transferido durante a semana para esse local.

No concelho das Caldas da Rainha inscreveram-se para o voto antecipado 1800 eleitores, 700 dos quais de fora do concelho. Foram criadas quatro mesas de voto, com 450 eleitores cada, no espaço da Galeria Osíris, no rés-do-chão dos Paços do Concelho.

No próximo domingo espera-se que o processo de voto seja mais rápido, uma vez que decorrerá nos moldes habituais, ainda que sob as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde, isto é, os eleitores terão de usar máscara e levar uma caneta, por uma questão sanitária. É preciso desinfetar as mãos com álcool-gel e respeitar o distanciamento de segurança.

Devido à pandemia da Covid-19, para garantir as normas de segurança sanitária haverá um reforço, e em alguns casos alteração, dos habituais locais de voto, como acontecerá na União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e nas freguesias do Nadadouro e A-dos-Francos.

Em A-dos-Francos haverá duas secções de voto na Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio e na Escola Primária de Vila Verde de Matos.

Em Alvorninha haverá três secções no Centro de Desenvolvimento D. José da Cruz Policarpo.

Na União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório serão treze secções, colocadas na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Uma secção será instalada na Escola Básica do Coto e outra no edifício da antiga Junta de Freguesia de São Gregório.

Na União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro haverá dez secções na Escola Secundária Raul Proença e uma no edifício da antiga Junta de Freguesia da Serra do Bouro.

No Carvalhal Benfeito a secção ficará instalada na sede da Junta de Freguesia, na Foz do Arelho serão duas as secções no Centro Social e Recreativo e no Landal haverá uma na sede da Junta de Freguesia e outra na Escola Básica dos Casais da Serra.

No Nadadouro as duas secções localizam-se no Pavilhão Gimnodesportivo, em Salir de Matos estão previstas três, no Posto Médico, na Escola Básica e no Espaço 3º (Beco 1 Porta nº2), e em Santa Catarina duas, no salão da Junta de Freguesia.

A União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto terá duas secções na sede do Grupo Desportivo de Tornada e no edifício da antiga Junta de Freguesia de Salir do Porto, e finalmente em Vidais, a secção de voto estará na sede da Junta de Freguesia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Médicos de família em Santa Catarina e A-dos-Francos

A Junta de Freguesia de Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, informou que o Centro de Saúde daquela localidade (pólo da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) das Caldas da Rainha) vai voltar a ter médico de família. “A confirmação feita pela diretora...

medico 2

Reabilitação urbana em A-dos-Francos

Uma sessão de esclarecimento sobre o levantamento das áreas de reabilitação urbana em A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, vai ser realizada no dia 26 de janeiro, pelas 21h, na sede na Junta de Freguesia.

rea

Dois médicos vão reforçar Unidade de Saúde Familiar

Foi concedido um regime de exceção para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contratar mais dois médicos avençados para ajudar a resolver a atual fraca resposta da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral.

usf