Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 32° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
21° C
  • Monday 33° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
23° C
  • Monday 38° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

Enorme fila para exercer o voto antecipado nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O voto antecipado gerou uma enorme fila de espera nas Caldas da Rainha para quem neste domingo usufruiu da oportunidade, uma semana antes do ato eleitoral para eleger o Presidente da República.
Fila na Rua Heróis da Grande Guerra

O objetivo desta possibilidade foi evitar a aglomeração de pessoas no dia 24 de janeiro, combatendo assim o absentismo em tempo de pandemia, mas para chegar às mesas de voto colocadas nos Paços do Concelho muitos eleitores tiveram de esperar cerca de uma hora, com a fila a sair do edifício e a prolongar-se por todo o quarteirão até à Praça de Touros, onde em certos períodos foi possível encontrar o último eleitor a marcar lugar. Quem estava na fila até às 19 horas pôde exercer o voto antecipado.

A razão de ser de alguma demora hoje prende-se com o facto do eleitor ter de colocar o seu voto num envelope e depois num segundo envelope, para ser canalizado para a respetiva seção de voto no próximo domingo. Apesar de parecer ser uma tarefa rápida, por ser uma novidade a que os eleitores não estavam habituados levou aos membros das mesas a gastar algum tempo na explicação dos procedimentos.

Houve quem tivesse desistido mas pode ainda exercer o voto no próximo domingo, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Muitos dos que votaram fizeram-no por estarem longe do concelho onde estão recenseados, já que o voto antecipado será transferido durante a semana para esse local.

No concelho das Caldas da Rainha inscreveram-se para o voto antecipado 1800 eleitores, 700 dos quais de fora do concelho. Foram criadas quatro mesas de voto, com 450 eleitores cada, no espaço da Galeria Osíris, no rés-do-chão dos Paços do Concelho.

No próximo domingo espera-se que o processo de voto seja mais rápido, uma vez que decorrerá nos moldes habituais, ainda que sob as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde, isto é, os eleitores terão de usar máscara e levar uma caneta, por uma questão sanitária. É preciso desinfetar as mãos com álcool-gel e respeitar o distanciamento de segurança.

Devido à pandemia da Covid-19, para garantir as normas de segurança sanitária haverá um reforço, e em alguns casos alteração, dos habituais locais de voto, como acontecerá na União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e nas freguesias do Nadadouro e A-dos-Francos.

Em A-dos-Francos haverá duas secções de voto na Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio e na Escola Primária de Vila Verde de Matos.

Em Alvorninha haverá três secções no Centro de Desenvolvimento D. José da Cruz Policarpo.

Na União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório serão treze secções, colocadas na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Uma secção será instalada na Escola Básica do Coto e outra no edifício da antiga Junta de Freguesia de São Gregório.

Na União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro haverá dez secções na Escola Secundária Raul Proença e uma no edifício da antiga Junta de Freguesia da Serra do Bouro.

No Carvalhal Benfeito a secção ficará instalada na sede da Junta de Freguesia, na Foz do Arelho serão duas as secções no Centro Social e Recreativo e no Landal haverá uma na sede da Junta de Freguesia e outra na Escola Básica dos Casais da Serra.

No Nadadouro as duas secções localizam-se no Pavilhão Gimnodesportivo, em Salir de Matos estão previstas três, no Posto Médico, na Escola Básica e no Espaço 3º (Beco 1 Porta nº2), e em Santa Catarina duas, no salão da Junta de Freguesia.

A União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto terá duas secções na sede do Grupo Desportivo de Tornada e no edifício da antiga Junta de Freguesia de Salir do Porto, e finalmente em Vidais, a secção de voto estará na sede da Junta de Freguesia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.