Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

Capital político

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Passos Coelho, que se prontificou a ir além da troika, é o nosso Pétain, chefe de um governo colaboracionista, pusilânime e servil com o agiota tricéfalo, mas inflexível e ríspido para os concidadãos.
Francisco Martins da Silva

Comovidos pelo discurso do ex-primeiro-ministro, proferido em Lisboa, na Academia das Ciências, numa conferência de homenagem a Alfredo da Silva, diversos correlegionários, saudosos desse período miserável em que Lisboa foi Vichy, apressaram-se a declarar que «Passos falou com meridiano desassombro e clareza, e disse coisas sensatas e acertadas» e que «Mantém o seu capital político intacto».

Vai-se ver e, afinal, apenas alinhavou algumas banalidades já muito glosadas pela habitual pletora de comentadores. O acólito mais dilecto, Miguel Relvas, essa referência de probidade, também conhecido pela eficácia dos seus empenhos e facilidades e para sempre lembrado pela interpretação mais canhestra da Grândola e por protagonizar uma revisão relativista do conceito de habilitações literárias, disse mesmo que «As suas qualidades em 2020 não são distintas das que tinha quando deixou a presidência do partido».

Não tenhamos dúvidas, portanto. «Não sejam piegas e empobreçam, vejam no desemprego uma oportunidade, saiam da vossa zona de conforto e emigrem» — eis a motivação que nos tem faltado e que podemos ter de volta, caso a direita, incluindo o histriónico-ariano-eugenista-Chega e outros grupúsculos que garimpam a oeste do PSD, se articule para reintegrar o profeta do diabo.

A expressão “capital político” é uma analogia bacoca, digna de licenciados por equivalência, e pode ser capciosa. Como é sabido, o capitalismo tem como objectivo o aumento da produção, visando a acumulação de capital, que só pára quando há uma crise económica e/ou financeira em que o dinheiro deixa de ter valor real. O “capital político” de Passos Coelho não tem qualquer valor real fora do circuito fechado da intriga partidária.

É apenas quimera ainda acalentada pelo ex-irrevogável aparelho do “não há alternativa” e do “colossal aumento de impostos”. De Passos Coelho, o cidadão comum apenas acha que vive bem sem o seu autoritarismo, sisudez patibular e atoardas moralistas.

É verdade que há escassez de figuras com carisma de liderança, à direita do PS (vá-se lá saber porquê).

Mas este entusiasmo sebastianista pelo regresso de Passos Coelho dos elementos do PSD que deploram Rui Rio, e de outros “passistas” da coligação PSD/CDS de má memória, assentando na ideia delirante de que o eleitorado preza alguém cujo currículo consiste na passagem pela JSD e na captação espertalhona de financiamento europeu para uma empresa que ministrava acções de formação inúteis ou fictícias, antes de ser primeiro-ministro do governo mais brutal que tivemos em democracia, e deseja voltar aos congelamentos de carreiras, cortes salariais, supressão de subsídios de férias e Natal e feriados, e à instigação de jovens contra idosos ou do sector privado contra o público, só demonstra uma vez mais a distância a que a nossa classe política vive da realidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1