Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 30° C

Município de Óbidos amplia medidas de apoio a famílias e empresas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O município de Óbidos vai ampliar este ano, devido à pandemia, os apoios às famílias e empresas no valor de 2,4 milhões de euros.
No discurso, o presidente anunciou o início da vacinação nos lares e testes Covid-19 a todos os alunos

Foi com uma mensagem de esperança e coragem que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos se dirigiu aos obidenses, no habitual discurso, assinalando o feriado municipal que se comemorou na passada segunda-feira.

Numa comunicação que aconteceu online, através da conta de Facebook, muito virada para a luta contra a Covid-19, Humberto Marques garantiu que a autarquia não deixará “ninguém para trás”.

“A luta contra a Covid-19 é a grande batalha dos nossos dias. Quero garantir-vos que, em Óbidos, apoiaremos todas as pessoas e empresas que necessitem. Se for preciso ampliar este valor não hesitaremos, em benefício daquilo que hoje é o mais urgente, que é atender à dimensão social”, disse.

O autarca declarou que não quer a ampliação da degradação social e tudo fará para apoiar as empresas, “porque são elas geradoras dos postos de trabalho”.

Adiantou que conta com todos para ajudar a “identificar agregados e pessoas desempregadas, para perceber o que podemos fazer por elas”. “E por isso se tivermos que preterir alguma coisa será sempre a obra material em favor desta dimensão social e económica”, salientou.

Deixou uma nota de esperança para o futuro, nomeadamente para os idosos, que são os mais “vulneráveis à pandemia”, anunciando que as vacinas nos lares de Óbidos iniciavam no dia 12 de janeiro.

Atento ao aumento exponencial de casos positivos, Humberto Marques revelou que reforçaram a equipa liderada pela delegada de Saúde do concelho de Óbidos, o que “permitirá no caso de haver positivos, de rastrear até ao seio familiar para conseguir controlar a cadeia de transmissão com mais eficácia”.

Em função das restrições impostas pela pandemia, a sessão solene, o ponto alto das celebrações, aconteceu online, através da conta de Facebook do Município de Óbidos.

O autarca anunciou ainda a continuidade dos investimentos em 2021 na ordem dos 6,2 milhões de euros. A Praça da Criatividade, a reabilitação da “Casa dos Seixos”, que espera ainda esta semana iniciar um novo concurso, a requalificação dos Armazéns do Vinho de A-da-Gorda, a construção do novo quartel da GNR, a repavimentação de várias estradas e caminhos, a execução dos “contratos interadministrativos” com as juntas de freguesia seja para ciclovias seja para cemitérios, estradas, passeios entre outras obras, são os projetos do Município de Óbidos para este ano.

“Estamos perante uma maratona em que a miragem da meta está à vista e por isso ninguém deve desistir e perder a esperança”, declarou Humberto Marques.

Foi também feito um balanço do trabalho realizado pelo executivo durante o último ano. “Antecipámos o apoio financeiro às chamadas equipas em espelho nos lares, fizemos a execução de simulacros nos lares, higienização dos espaços públicos, vales de alimentação, redução e isenção da fatura da água, isenção de muitas taxas, o fundo social de apoio, o investimento de computadores para o ensino à distância, o apoio à aquisição de medicamentos, aquisição de equipamentos de proteção individual, entre outras”, referiu.

Humberto Marques fez ainda uma especial abordagem às medidas de apoio às famílias e empresas. “Lançámos em março onze medidas, que de abril a dezembro tiveram impacto quer no aumento da despesa quer na redução da receita de cerca de 1,4 milhões de euros”, declarou. Houve a redução dos impostos em cerca de um milhão de euros.

O autarca destacou os eventos de forma digital, em que a equipa da Óbidos Criativa se teve que “reinventar para mantermos algum oxigénio no pequeno comércio local”.

Homenagem à delegada de saúde

A pandemia suspendeu a cerimónia que habitualmente reúne dezenas de pessoas, mas não impediu a homenagem a Fátima Pais, médica e delegada de Saúde de Óbidos, pelo seu trabalho, no concelho, durante a pandemia de Covid-19. Recebeu do Município de Óbidos, a Medalha de Mérito Municipal.

Humberto Marques não poupou elogios à homenageada. “Foi uma pessoa que conseguiu implementar muitos projetos, como o caso do “amigo especial”, que hoje faz parte de um programa e de uma estratégia muito mais alargada com preocupações do ponto de vista do bem-estar emocional e bem-estar psicológico, focando na prevenção e evitando que as pessoas fiquem doentes”, apontou.

Caraterizada como uma pessoa “exigente, cheia de valores e humanismo”, o presidente da autarquia destacou ainda Fátima Pais “como líder de uma equipa de excelência que conseguiu minorar os impactos desta pandemia no nosso território”.

O autarca estendeu a homenagem a todos “quantos deram expressão a uma intervenção adequada e distinta”, referindo-se a cada um dos intervenientes no grupo de trabalho.

Destacou também aqueles que, no concelho, têm estado na linha da frente do combate contra a pandemia, como os presidentes das juntas de freguesia.

Fátima Pais partilhou o mérito que lhe foi atribuído a outros que deram expressão a uma resposta e a uma intervenção adequada e distinta: À família, a Jorge Nunes, colega e coordenador da Unidade de Saúde Pública do AcesOeste Norte, a Lola Monteiro, técnica de saúde ambiental, aos colegas de medicina geral e familiar, ao grupo trabalho Covid-19, a Marco Martins comandante dos Bombeiros e coordenador da Proteção Civil de Óbidos, à vereadora Margarida Reis, ao vice-presidente José Pereira, ao diretor do Agrupamento das Escolas de Óbidos, José Santos, ao comandante da GNR, Nelson Batista, aos presidentes das juntas de freguesia, e ao presidente Humberto Marques.

Também o discurso do presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, Fernando Jorge, foi dominado pela temática da pandemia. Salientou que vivemos tempos difíceis que “exigem de nós humildade, disciplina e muita determinação”. E enquanto as vacinas não puderem ser distribuídas em massa o autarca apontou que o “controlo da pandemia depende dos comportamentos responsáveis de todos nós”. Sublinhou ainda a ação do executivo camarário.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Agrupamento Josefa de Óbidos inaugura exposição

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos inaugurou na passada segunda-feira a exposição da atividade #Soujosefa, inspirada no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, na Casa de Design de Interiores – Maria José Salavisa, em Óbidos.

josefa

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica