Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Em 2021 mantenha as suas finanças saudáveis!

DECO (Defesa do Consumidor) Ribatejo e Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante a pandemia, e segundo dados oficiais, a saúde foi a principal preocupação dos portugueses, ao contrário dos europeus, que revelaram como primeira inquietação a relacionada com as questões financeiras.

Sabemos que a saúde condiciona os fatores socias, pelo que será certamente fundamental, mas o equilíbrio das finanças pessoais não poderá ser desprezado e será determinante para acautelar o nosso futuro.

Neste quadro a literacia financeira surge como fator decisivo na promoção da qualidade de vida e bem-estar das pessoas e de importância também decisiva para as empresas e para o País, pois reflete-se ao nível da própria produtividade de forma global.

Existem várias definições de literacia financeira, mas gostaríamos de destacar a da OCDE que remete para uma combinação de consciência, conhecimento, habilidade, atitude e comportamento, permitindo ao consumidor tomar as melhores decisões financeiras, tendo em vista alcançar o bem-estar financeiro.

Haverá muito a fazer nesta área e ainda mais se lhe juntarmos a parca competência de muitos consumidores na área do digital.

Todos fomos forçados com o confinamento a adaptar-nos às novas tecnologias e fizemo-lo de modo muito positivo, porém sabemos que o nível de literacia dos portugueses está ainda muito aquém do desejável.

A DECO tem procurado ajudar os consumidores nesta adaptação rápida, embora esteja consciente da complexidade dos produtos financeiros e a falta comum de informação transparente dirigida ao consumidor, impedindo-o de exercer na plenitude os seus direitos.

Neste ano de 2021, e porque sabemos que estamos a atravessar a maior crise das nossas vidas, é exigida muita moderação por parte das famílias, não só no consumo, mas também nas finanças pessoais.

Para que todos possam manter a sua qualidade de vida e não serem apanhados desprevenidos, no caso de surgirem imprevistos. Será determinante definir uma estratégia, metas e planos específicos e a elaboração de um orçamento que seja ajustado ao nível de rendimento de cada família

Nas grandes decisões da vida, aquelas que permitem realizar sonhos, tudo deverá ser reequacionado. Cada um terá o seu, seja comprar casa, carro ou viajar. E se tivermos de adiar esses objetivos ou de os adaptar à nova realidade, o essencial é que sejamos realistas e não coloquemos em risco a estabilidade financeira da nossa família.

O momento disruptivo que atravessamos pode trazer uma oportunidade para investirmos na nossa educação financeira e no nosso conhecimento, procurando organizar as nossas finanças pessoais de forma mais eficiente e duradoura. Aqui, como em muitos outros aspetos da nossa vida, temos de ser resilientes e determinados, não desistindo ao primeiro obstáculo.

Conte com o apoio da DECO Ribatejo e Oeste, através dos contactos 243 329 950/ 961 734 186 ou do endereço eletrónico deco.ribatejoeoeste@deco.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss