Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 9° C

França contra Trás-os-Montes num “combate gastronómico”

Marina Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, retomou o projeto “Sustentabilidade à Mesa”, com a primeira sessão de 2021 na passada quinta-feira, onde levou a região de Trás-os-Montes a “combater” contra França.
Os convidados presentes

O almoço decorreu no restaurante pedagógico Ferreira da Silva e todos os pratos foram confecionados e servidos pelos alunos do terceiro ano dos cursos de técnicas de cozinha e pastelaria, e técnicas de serviço de restauração e bebidas.

O produto destacado inicialmente foi o pão, com uma mostra de cinco variedades, entre elas a baguette e o pão de alfarroba, sementes tostadas, avelã e alperce. Todas as variedades foram produzidas na escola pelos próprios alunos do curso de padaria avançada, sendo este um curso com uma amplitude nacional, pois é único na rede de escolas do Turismo de Portugal, contando com cinco edições e iniciando a sexta dentro de um mês. As inscrições estão abertas até 13 de fevereiro.

Já sentados no restaurante pedagógico, foi servido um cocktail tipicamente francês, com camus (cognac) e cointreau (licor com sabor a laranja). A primeira iguaria apresentada foi uma vichyssoise, uma sopa fria com alho francês, aipo, batata e aveludada com natas.

Para prato principal de peixe foi servido um bouillabaisse, confecionado com peixes brancos e mariscos. Para acompanhar, o vinho eleito foi um rosé, de 2017 da região do Douro, “Vila Real”.

A hora de Trás-os-Montes demonstrar o seu valor chegou com o prato principal de carne, a tradicional feijoada à transmontana, com carne de porco e feijão vermelho. O vinho que acompanhou o prato foi um tinto francês de 2016, da região de Bordeaux, “Chantet Blanet”. O momento doce da refeição destacou, uma vez mais, a região portuguesa, com um toucinho do céu de Murça, sobremesa confecionada à base de gemas de ovo, calda de açúcar, amêndoa e acompanhada de gelado de toranja. Ainda foi servido um espumante da região da Bairrada, “Caves de São João”.

O duelo foi renhido até ao fim, mas Trás-os-Montes foi o vencedor. A classificação foi obtida através de votação individual com um QR code disponibilizado em cada mesa, cumprindo assim todas as medidas de segurança e higiene.

O almoço contou com a presença de Fernando Sá, antigo aluno da rede de escolas do Turismo de Portugal e profissional na área desde 1989. Atualmente é o diretor da nova unidade hoteleira em Caldas da Rainha, o hotel Campanile, que irá abrir portas brevemente. Pedro Afonso também esteve presente como elemento da equipa deste hotel.

Maria do Carmo Brandão, diretora da Alliance Française de Caldas da Rainha e Santarém, e o chefe Ramiro Ferreira, luso-francês, formador na área de padaria e fundador do curso, também participaram no almoço.

O “combate gastronómico” contou ainda com o chefe de cozinha Vicent Farges, e Miguel Reis, chefe de sala do restaurante Epur, em Lisboa.

Duas regiões voltam ao “combate” neste projeto que traz o mundo à EHTO na próxima quinta-feira, altura em que Alemanha e Madeira encerram este semestre de almoços temáticos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol