Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C

Surto em lar de Óbidos com três mortos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Lar de Idosos Palácio D'El Rei, em Trás-do-Outeiro, no concelho de Óbidos, é alvo de um surto de Covid-19, com três óbitos entre os 34 idosos infetados, havendo ainda nove funcionários que acusaram positivo.
Lar de Idosos Palácio D'El Rei, no concelho de Óbidos

Apenas dois idosos e seis colaboradores da instituição não estavam infetados. Cinco utentes foram internados no Centro Hospitalar do Oeste e os restantes encontravam-se em isolamento no lar.

“Nesta fase há condições físicas no lar para garantir o isolamento. Consoante o desenvolvimento do cenário pode haver necessidade de retirar as pessoas negativas para um espaço que a Câmara tem”, transmitiu Marco Martins, delegado da Proteção Civil de Óbidos.

O lar anunciou a necessidade de recrutamento com urgência de auxiliares de ação direta para apoio e acompanhamento nos domínios da higiene pessoal, alimentação e higienização dos espaços. O mesmo foi feito em relação à Residência Geriátrica Commodos, no Reguengo da Parada, nas Caldas da Rainha, onde se verifica um surto.

Segundo relatou ao JORNAL DAS CALDAS o delegado de saúde do Oeste Norte, Jorge Nunes, no passado fim de semana existiam 32 residentes e quinze funcionários infetados.

Ainda no concelho das Caldas da Rainha, no lar da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha existiam 23 idosos e dez funcionários infetados, estando a situação controlada e, tal como as anteriores, acompanhadas pela autoridade de saúde. O lar tem 33 idosos, dez dos quais não acusaram positivo.

Outro surto estava igualmente identificado no Lar Vista da Aldeia Residence, em Cabreiros, no concelho das Caldas da Rainha, como o JORNAL DAS CALDAS já noticiou.

No lar Delicado Raminho, no Vimeiro, no concelho da Lourinhã, um surto detetado a 12 de dezembro atinge ainda 32 infetados (21 utentes e onze funcionários), depois de 66 terem estado contaminados (46 utentes e 20 funcionários). Foi registada a morte de três utentes, que apresentavam outros problemas de saúde.

No lar da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, 32 dos 34 infetados pela Covid-19 já recuperaram. Os outros dois morreram por outras causas, segundo a agência Lusa.

Em Torres Vedras, o Lar Vida Maior, em Maceira, apresentava na passada terça-feira 14 casos ativos de infeção.

Em Arruda dos Vinhos verificava-se um surto no lar Alcambar, da Santa Casa da Misericórdia, com todos os 29 utentes infetados, para além de 20 dos 29 funcionários da instituição, onde já morreu uma idosa infetada.

Os planos de contingência dos lares foram acionados e os idosos separados em alas Covid e não Covid.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais eucaliptos nas Caldas

Uma portaria publicada no Diário da República no dia 5 de janeiro aumenta o limite máximo da plantação de eucaliptos em diversos concelhos do país, incluindo Caldas da Rainha, que passa de 5702 para 6272 hectares.

eucaliptos

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Fraude de vinte milhões de euros com IVA de venda de carros

Um esquema fraudulento relacionado com o comércio de automóveis que visava contornar a legislação europeia e nacional de forma a não entregar, aos Estados respetivos, o IVA que devia ser arrecadado com essas transações, foi desmantelado pela Polícia Judiciária, que deteve dois suspeitos, na sequência de mandados de detenção emitidos pela Secção de Caldas da Rainha do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

carros