Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Surto em lar de Óbidos com três mortos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Lar de Idosos Palácio D'El Rei, em Trás-do-Outeiro, no concelho de Óbidos, é alvo de um surto de Covid-19, com três óbitos entre os 34 idosos infetados, havendo ainda nove funcionários que acusaram positivo.
Lar de Idosos Palácio D'El Rei, no concelho de Óbidos

Apenas dois idosos e seis colaboradores da instituição não estavam infetados. Cinco utentes foram internados no Centro Hospitalar do Oeste e os restantes encontravam-se em isolamento no lar.

“Nesta fase há condições físicas no lar para garantir o isolamento. Consoante o desenvolvimento do cenário pode haver necessidade de retirar as pessoas negativas para um espaço que a Câmara tem”, transmitiu Marco Martins, delegado da Proteção Civil de Óbidos.

O lar anunciou a necessidade de recrutamento com urgência de auxiliares de ação direta para apoio e acompanhamento nos domínios da higiene pessoal, alimentação e higienização dos espaços. O mesmo foi feito em relação à Residência Geriátrica Commodos, no Reguengo da Parada, nas Caldas da Rainha, onde se verifica um surto.

Segundo relatou ao JORNAL DAS CALDAS o delegado de saúde do Oeste Norte, Jorge Nunes, no passado fim de semana existiam 32 residentes e quinze funcionários infetados.

Ainda no concelho das Caldas da Rainha, no lar da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha existiam 23 idosos e dez funcionários infetados, estando a situação controlada e, tal como as anteriores, acompanhadas pela autoridade de saúde. O lar tem 33 idosos, dez dos quais não acusaram positivo.

Outro surto estava igualmente identificado no Lar Vista da Aldeia Residence, em Cabreiros, no concelho das Caldas da Rainha, como o JORNAL DAS CALDAS já noticiou.

No lar Delicado Raminho, no Vimeiro, no concelho da Lourinhã, um surto detetado a 12 de dezembro atinge ainda 32 infetados (21 utentes e onze funcionários), depois de 66 terem estado contaminados (46 utentes e 20 funcionários). Foi registada a morte de três utentes, que apresentavam outros problemas de saúde.

No lar da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, 32 dos 34 infetados pela Covid-19 já recuperaram. Os outros dois morreram por outras causas, segundo a agência Lusa.

Em Torres Vedras, o Lar Vida Maior, em Maceira, apresentava na passada terça-feira 14 casos ativos de infeção.

Em Arruda dos Vinhos verificava-se um surto no lar Alcambar, da Santa Casa da Misericórdia, com todos os 29 utentes infetados, para além de 20 dos 29 funcionários da instituição, onde já morreu uma idosa infetada.

Os planos de contingência dos lares foram acionados e os idosos separados em alas Covid e não Covid.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

ordem