Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 17° C

Surto em lar de Óbidos com três mortos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Lar de Idosos Palácio D'El Rei, em Trás-do-Outeiro, no concelho de Óbidos, é alvo de um surto de Covid-19, com três óbitos entre os 34 idosos infetados, havendo ainda nove funcionários que acusaram positivo.
Lar de Idosos Palácio D'El Rei, no concelho de Óbidos

Apenas dois idosos e seis colaboradores da instituição não estavam infetados. Cinco utentes foram internados no Centro Hospitalar do Oeste e os restantes encontravam-se em isolamento no lar.

“Nesta fase há condições físicas no lar para garantir o isolamento. Consoante o desenvolvimento do cenário pode haver necessidade de retirar as pessoas negativas para um espaço que a Câmara tem”, transmitiu Marco Martins, delegado da Proteção Civil de Óbidos.

O lar anunciou a necessidade de recrutamento com urgência de auxiliares de ação direta para apoio e acompanhamento nos domínios da higiene pessoal, alimentação e higienização dos espaços. O mesmo foi feito em relação à Residência Geriátrica Commodos, no Reguengo da Parada, nas Caldas da Rainha, onde se verifica um surto.

Segundo relatou ao JORNAL DAS CALDAS o delegado de saúde do Oeste Norte, Jorge Nunes, no passado fim de semana existiam 32 residentes e quinze funcionários infetados.

Ainda no concelho das Caldas da Rainha, no lar da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha existiam 23 idosos e dez funcionários infetados, estando a situação controlada e, tal como as anteriores, acompanhadas pela autoridade de saúde. O lar tem 33 idosos, dez dos quais não acusaram positivo.

Outro surto estava igualmente identificado no Lar Vista da Aldeia Residence, em Cabreiros, no concelho das Caldas da Rainha, como o JORNAL DAS CALDAS já noticiou.

No lar Delicado Raminho, no Vimeiro, no concelho da Lourinhã, um surto detetado a 12 de dezembro atinge ainda 32 infetados (21 utentes e onze funcionários), depois de 66 terem estado contaminados (46 utentes e 20 funcionários). Foi registada a morte de três utentes, que apresentavam outros problemas de saúde.

No lar da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, 32 dos 34 infetados pela Covid-19 já recuperaram. Os outros dois morreram por outras causas, segundo a agência Lusa.

Em Torres Vedras, o Lar Vida Maior, em Maceira, apresentava na passada terça-feira 14 casos ativos de infeção.

Em Arruda dos Vinhos verificava-se um surto no lar Alcambar, da Santa Casa da Misericórdia, com todos os 29 utentes infetados, para além de 20 dos 29 funcionários da instituição, onde já morreu uma idosa infetada.

Os planos de contingência dos lares foram acionados e os idosos separados em alas Covid e não Covid.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1