Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Novo ano começou com cinco nascimentos no hospital das Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No primeiro dia de janeiro nasceram no hospital das Caldas da Rainha cinco bebés, o que gerou uma grande movimentação dos profissionais da unidade de saúde no arranque do ano, contrastando com a ausência de visitantes devido às restrições da Covid-19. Ainda assim, os pais que não tivessem estado com pessoas infetadas e não apresentassem sintomas da doença puderam assistir ao parto.
Rute Ferrão e a sua bebé, Matilde, a segunda a nascer este ano nas Caldas

O primeiro bebé, um menino com 3,310 quilogramas, nasceu às 03h23, num parto com o auxílio de ventosa, o que o levou a ficar internado transitoriamente na neonatologia, num procedimento habitual. Os pais residem em Torres Vedras.

O segundo bebé nasceu de parto normal às 07h20 e foi uma menina, Matilde, com 3,385 quilogramas, filha de um casal de Peniche, Rute Ferrão, de 27 anos, operária fabril, e Hélio Chagas, de 45 anos, mecânico.

“É o meu terceiro filho, depois de um menino de cinco anos e uma menina de quatro, e não foi muito difícil. Com os irmãos foi mais”, contou Rute Ferrão ao JORNAL DAS CALDAS.

Deu entrada no hospital pelas dez da noite do último dia do ano, quando só estava previsto o parto ocorrer a 6 de janeiro. O marido acompanhou-a e assistiu ao nascimento, depois de terem celebrado a entrada no novo ano.

A pandemia trouxe-lhe receios naturais, mas a nova mamã mostrou-se tranquila. O que mudou em relação aos outros filhos foi ter de usar máscara.

Quem escolheu o nome de Matilde foi a filha mais nova, Maria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

familia 1