Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
18° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 30° C

Surtos nos hospitais das Caldas e de Peniche causaram 13 mortes

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os surtos de Covid-19 no Centro Hospitalar do Oeste (CHO), identificados no serviço de cirurgia da unidade das Caldas da Rainha e no serviço de medicina interna da unidade de Peniche, já provocaram a morte a treze doentes, com idades entre 74 e 95 anos, que apresentavam outros problemas de saúde que terão sido agravados pelo coronavírus.
Hospital das Caldas da Rainha

Estão infetados 37 doentes e 20 profissionais. No hospital das Caldas da Rainha foi aberta uma nova enfermaria Covid com capacidade para treze camas para integrar alguns dos doentes dos dois surtos. O hospital de Peniche não dispõe de internamento nem urgência Covid, tendo os doentes sido transferidos para Caldas da Rainha.

“Essencialmente tem a ver com os doentes assintomáticos que vão aparecendo nas enfermarias não-Covid. São situações inesperadas, porque os doentes que são logo detetados como positivos são naturalmente internados nas áreas Covid”, declarou a administradora do CHO, Elsa Baião.

Segundo indicou, “foram testados os funcionários e os doentes dos serviços envolvidos, no total de 160 profissionais e 61 utentes”.

Onze doentes tiveram alta para o domicílio. Os profissionais de saúde infetados cumprem isolamento em casa.

“Todos os serviços do hospital das Caldas da Rainha estão a funcionar, mesmo com constrangimentos, porque alguns tiveram de ser convertidos em enfermarias Covid e estamos a tentar encontrar soluções para a resposta respetiva”, adiantou Elsa Baião.

O serviço de cirurgia do hospital das Caldas da Rainha é nesta fase o mais afetado e ocupa agora outro espaço. “A sua área foi invadida pela Covid e foi convertida, e estamos a tentar as alternativas possíveis para os doentes da área da cirurgia tenham uma resposta mais sustentada, uma vez que temos limitações na capacidade instalada, para que os cirurgiões possam operar mais e tenham mais camas disponíveis para depois internar os doentes operados”, relatou a administradora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rui Gonçalves é candidato a presidente da distrital do Chega

Rui Gonçalves, das Caldas da Rainha, é candidato a presidente da distrital de Leiria do partido Chega, estando as eleições marcadas para 9 de julho, na sequência de irregularidades detetadas pelo Conselho de Jurisdição Nacional, no anterior ato eleitoral.

rui

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Inaugurado centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça é dado a conhecer a partir desta sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa que inclui um elemento formado em artes plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

central1