Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Onze mortos em surtos nos hospitais das Caldas e de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) revelou que os surtos de Covid-19 que foram identificados no serviço de cirurgia da unidade das Caldas da Rainha e no serviço de medicina interna da unidade de Peniche já provocaram onze óbitos.

Os doentes que morreram tinham idades compreendidas entre os 74 e os 95 anos e “apresentavam pluripatologias”, ou seja, complicações de saúde que terão sido agravadas pelo coronavírus. “Essencialmente tem a ver com os doentes assintomáticos que vão aparecendo nas enfermarias não-Covid. São situações inesperadas, porque os doentes que são logo detetados como positivos são naturalmente internados nas áreas Covid”, declarou a administradora do CHO, Elsa Baião.

Segundo indicou, “foram testados os funcionários e os doentes dos serviços envolvidos, no total de 160 profissionais e 61 utentes”. Estão infetados nestes focos 34 doentes e 20 profissionais de saúde.

No hospital das Caldas da Rainha foi aberta uma nova enfermaria Covid com capacidade para treze camas para integrar alguns dos doentes dos dois surtos. O hospital de Peniche não dispõe de internamento nem urgência Covid, tendo os doentes sido transferidos para Caldas da Rainha.

Os profissionais de saúde infetados cumprem isolamento em domicílio, assim como quatro doentes cuja condição clínica lhes permite estar em casa.

“Agora temos de dar algum tempo para que haja a recuperação dos doentes e dos profissionais envolvidos, para que esta fase acalme”, afirmou a administradora do CHO, admitindo que “estamos numa fase em que nunca sabemos o dia de amanhã e a próxima hora”.

“Todos os serviços do hospital das Caldas da Rainha estão a funcionar, mesmo com constrangimentos, porque alguns tiveram de ser convertidos em enfermarias Covid e estamos a tentar encontrar soluções para a resposta respetiva”, adiantou.

O serviço de cirurgia do hospital das Caldas da Rainha é nesta fase o mais afetado e ocupa agora outro espaço. “A sua área foi invadida pela Covid e foi convertida, e estamos a tentar as alternativas possíveis para os doentes da área da cirurgia tenham uma resposta mais sustentada, uma vez que temos limitações na capacidade instalada, para que os cirurgiões possam operar mais e tenham mais camas disponíveis para depois internar os doentes operados”, relatou Elsa Baião.

“Temos um acréscimo relevante da capacidade instalada em termos de internamento Covid mas podemos vir a precisar de mais”, reconheceu.

Questionada se poderá voltar a contar com espaços disponibilizados pela Câmara, nomeadamente nos pavilhões desportivos, para acolher doentes, a administradora respondeu que essas soluções servem para “doentes com menos dependência e sem necessidade de cuidados agudos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto