Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Onze mortos em surtos nos hospitais das Caldas e de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) revelou que os surtos de Covid-19 que foram identificados no serviço de cirurgia da unidade das Caldas da Rainha e no serviço de medicina interna da unidade de Peniche já provocaram onze óbitos.

Os doentes que morreram tinham idades compreendidas entre os 74 e os 95 anos e “apresentavam pluripatologias”, ou seja, complicações de saúde que terão sido agravadas pelo coronavírus. “Essencialmente tem a ver com os doentes assintomáticos que vão aparecendo nas enfermarias não-Covid. São situações inesperadas, porque os doentes que são logo detetados como positivos são naturalmente internados nas áreas Covid”, declarou a administradora do CHO, Elsa Baião.

Segundo indicou, “foram testados os funcionários e os doentes dos serviços envolvidos, no total de 160 profissionais e 61 utentes”. Estão infetados nestes focos 34 doentes e 20 profissionais de saúde.

No hospital das Caldas da Rainha foi aberta uma nova enfermaria Covid com capacidade para treze camas para integrar alguns dos doentes dos dois surtos. O hospital de Peniche não dispõe de internamento nem urgência Covid, tendo os doentes sido transferidos para Caldas da Rainha.

Os profissionais de saúde infetados cumprem isolamento em domicílio, assim como quatro doentes cuja condição clínica lhes permite estar em casa.

“Agora temos de dar algum tempo para que haja a recuperação dos doentes e dos profissionais envolvidos, para que esta fase acalme”, afirmou a administradora do CHO, admitindo que “estamos numa fase em que nunca sabemos o dia de amanhã e a próxima hora”.

“Todos os serviços do hospital das Caldas da Rainha estão a funcionar, mesmo com constrangimentos, porque alguns tiveram de ser convertidos em enfermarias Covid e estamos a tentar encontrar soluções para a resposta respetiva”, adiantou.

O serviço de cirurgia do hospital das Caldas da Rainha é nesta fase o mais afetado e ocupa agora outro espaço. “A sua área foi invadida pela Covid e foi convertida, e estamos a tentar as alternativas possíveis para os doentes da área da cirurgia tenham uma resposta mais sustentada, uma vez que temos limitações na capacidade instalada, para que os cirurgiões possam operar mais e tenham mais camas disponíveis para depois internar os doentes operados”, relatou Elsa Baião.

“Temos um acréscimo relevante da capacidade instalada em termos de internamento Covid mas podemos vir a precisar de mais”, reconheceu.

Questionada se poderá voltar a contar com espaços disponibilizados pela Câmara, nomeadamente nos pavilhões desportivos, para acolher doentes, a administradora respondeu que essas soluções servem para “doentes com menos dependência e sem necessidade de cuidados agudos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1

Intervalos celebra cinema português e estreia projeção digital em DCP

1ª edição do Intervalos reuniu filmes e conversas com cineastas durante três dias nas Caldas da Rainha. Destaque para a inauguração do sistema de projeção em DCP que permite ver no pequeno auditório do CCC cinema com excelentes condições técnicas.

Intervalos 1

Valado dos Frades e Famalicão unem esforços para criação de nova Unidade de Saúde Familiar

As Juntas de Freguesia de Valado dos Frades e Famalicão, em colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré, estão a desenvolver diligências junto da Unidade Local de Saúde de Leiria (ULS Leiria) com vista à criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que responda às necessidades de cerca de quatro mil utentes atualmente sem médico de família nas duas freguesias.

USF