Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 14° C

Grupo Barros & Moreira ofereceu mil óculos de proteção contra a Covid-19 ao Hospital

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mil óculos de proteção reutilizáveis contra a Covid-19, com capacidade “de proteger a zona ocular de quem o está a utilizar, mas também de eliminar o cansaço nos profissionais de saúde”, foram oferecidos na passada sexta-feira, dia 18 de dezembro, pelo Grupo B&M – Barros & Moreira aos profissionais de saúde da unidade hospitalar de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), em forma de retribuição pelo apoio prestado na fase de desenvolvimento de produto.

Este grupo de empresas com sede em Óbidos, que trabalha maioritariamente na indústria de produção de sanitários, desenvolveu em alguns meses na sua unidade de injeção de termoplásticos, BMplast, os óculos de proteção contra o Covid-19, em parceria com a Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha. “Esta foi a nossa resposta ao apelo feito pelo Estado às indústrias portuguesas para participarem em toda esta batalha contra a pandemia, iniciando o desenvolvimento e produção de produtos, que ajudassem a diminuir a dependência do nosso SNS (e da europa) de produtos chineses, que nem sempre cumprem os padrões de qualidade exigíveis pelas normas europeias”, explicou Carlos Barros, CEO do grupo B&M, adiantando que ”assim fizemos, pois todas as pessoas têm de ter uma responsabilidade social, e nós tentamos fazer a nossa parte”.

Após a conceção, desenvolvimento, testes laboratoriais e respetivas certificações europeias surgiu a “oportunidade de começar a produzir”, estando agora, pronto para comercialização. Mas antes disso, a empresa decidiu ajudar o hospital de Caldas da Rainha, em forma de retribuição pelo apoio prestado na fase de desenvolvimento de produto. “O primeiro pensamento quando iniciámos a produção foi de ajudar o hospital da região”, frisou o CEO do grupo B&M, referindo que “estes óculos de proteção com uma conceção técnica muito específica na parte ocular permitem uma utilização diária prolongada, e ajudam a prevenir o cansaço e as lesões oculares nos profissionais de saúde, bem como nas forças de segurança, bombeiros, profissionais de limpeza e desinfeção que os venham a utilizar”.

Os óculos, que são articulados e ajustáveis a diferentes tamanhos, com as lentes em policarbonato anti risco e resistentes ao impacto, têm como objetivo “ir ao encontro das necessidades dos profissionais de saúde”, sendo esse o público-alvo deste projeto. Além disso garantem a proteção em toda a extensão, uma vez que protegerão não apenas a parte frontal, mas também a lateral de toda a zona ocular, contra salpicos, aerossóis de secreções respiratórias e outros produtos biológicos.

Para o desenvolvimento deste equipamento, o Grupo B&M investiu cerca de duzentos mil euros, estando registados como fabricantes autorizados dos óculos e a primeira empresa a produzir este tipo de equipamentos totalmente certificados em solo nacional. “Foi uma forma de adaptar e estruturar a empresa, e ao mesmo tempo contribuir ao apelo do governo”, sublinhou Carlos Barros.

Presente na cerimónia de entrega dos mesmos esteve a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, que agradeceu a doação pois “para nós é uma proteção extra”. Além disso é de facto “um privilégio receber estes equipamentos, sendo um donativo importante do reconhecimento do trabalho desenvolvido”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.

Exposição sobre violência contra as mulheres

O Município do Bombarral, o Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica e o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó assinalaram, a 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, com uma exposição de trabalhos dos alunos de artes do 12º ano.

exposicao