Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Exposição no CCC mostra trabalhos de 64 professores da ESAD.CR

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição PROFS - autores contemporâneos nos 30 anos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), foi inaugurada no passado dia 15 de dezembro no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC). A mostra reúne trabalhos de perto de 70 professores da escola caldense, que desenvolvem atividade em diversos campos das artes e do design e que se estenderá a uma publicação.
A mostra fica patente até 24 de janeiro

Adotando as medidas de segurança, a inauguração contou com a presença de dezenas de pessoas, entre os quais autarcas, convidados, docentes e alunos da ESAD.CR. Havia estudantes na fila para entrar no CCC para ver a exposição.

Na sessão de abertura, houve performances de Diogo Dória e Ricardo Pimentel (Candido Efeémer). Teve um momento de declamação de poesia, com poemas de Mário Cesariny, Herbert Elder e Pedro Gonzaga.

O diretor da ESAD.CR, João Santos, disse que a ideia de fazer a exposição nasceu com o intuito de assinalar os 30 anos da escola de artes. “As circunstâncias da pandemia obrigaram-nos a rever todo o plano e resolvemos fazer uma mostra dos trabalhos dos professores”, explicou.

O responsável anunciou que o plano é fazer a publicação de um catálogo, daqui a um ano, mas também ter frutos dos trabalhos dos alunos. “O objetivo é haver esta combinação, porque a escola é centrada nos alunos. No entanto, acho curioso e interessante, podermos mostrar aos nossos estudantes aquilo que fazemos enquanto artistas, designers, produtores, criativos e autores”, adiantou, o diretor.

João Santos destacou, o prestígio que a ESAD.CR ganhou nestes 30 anos é da “da sua abertura ao exterior, através do estabelecimento de parcerias com diversas entidades da região”.

A vereadora Maria da Conceição Pereira, que esteve presente na inauguração da mostra, disse que exposição está “excelente, quer na sua apresentação, e acima de tudo na qualidade dos trabalhos”. Isto prova bem a qualidade da escola caldense, que tem atingido níveis de qualidade a nível nacional e internacional.

A autarca que acompanhou o nascimento da escola de artes, disse que, há medida que os “anos vão passando é possível ver a sua qualidade que nos está sempre a surpreender”.

A mostra fica patente até 24 de janeiro, e às terças, quintas e sábados pelas 14h30 é projetado o filme “Nasci com a Trovoada – Autobiografia póstuma de um cineasta” de Leonor Areal, seguindo-se às 17h00 a projeção da performance “Árida” de Maria Barros. Pelas 17h45, apresenta-se o texto sonoro “QUARANTATRE”, de Miguel Castro Caldas.

Patente até 24 de janeiro de 2021, nos vários espaços do CCC, a mostra apresenta o contributo de 64 autores, professores da ESAD.CR, e com atividade significativa nas áreas de Animação, Arquitetura, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Cinema, Dança, Design de Ambientes, Design Gráfico, Design de Produto, Fotografia, Gravura, Ilustração, Multimédia, Música, Performance, Som, Teatro, Tipografia, Vídeo ou Webdesign.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.