Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Estudante ajuda restauro na estatuária do Parque D. Carlos I

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante o ano de 2020 foram realizadas avaliações a várias estátuas do Parque D. Carlos I, pela jovem estudante Mafalda Maria, sob a orientação da especialista Arlinda Ribeiro, revelando especificamente as necessidades de intervenção de conservação e restauro da estatuária.
Está a ser feita uma intervenção na placa de homenagem a Rodrigo Berquó

Aceite o desafio pelo presidente da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, com o apoio dos colaboradores da Junta de Freguesia, deu-se início ao projeto através da intervenção na “Placa em baixo-relevo comemorativa a Rodrigo Berquó”, de José Aurélio, mestre e autor, que também colaborou no local.

Devido à sua localização e ambiente envolvente, embora o estado de conservação inicial que estruturalmente estava muito bom, apresentava ao nível da superfície da pedra algum desgaste da cor no medalhão e nas inscrições, a presença de musgos, líquenes e pequenas plantas superficiais, assim como em toda a obra, sujidade superficial. Foi apresentada e realizada uma proposta técnica, desde os produtos à sua aplicação, que foi realizada na íntegra por Mafalda Maria, contabilizando mais de 36 horas de trabalho.

“Apesar de a intervenção não estar totalmente concluída, uma vez que esta irá ter uma interrupção de algum tempo, devido às condições climatéricas, foi importante o reconhecimento e identificação dos danos e patologias das obras e de ter sido traçado um plano de intervenção, de todas as intervenções, assim como dos produtos e métodos. Assim que as condições o permitam a intervenção será retomada, de forma a garantir um melhor estado de conservação e de preocupação com estas obras”, manifestou Vítor Marques.

A União das Freguesias agradece a colaboração de Mafalda Maria “pelo empenho e dedicação que demonstrou, ao longo de todo o projeto”.

A placa de homenagem a Rodrigo Berquó foi descerrada em 1996, por ocasião do centenário da sua morte. Berquó tomou posse do cargo de administrador do Hospital Termal nas Caldas da Rainha, em 1888. A sua obra destacou-se não apenas no tocante à administração do hospital e nas reformas que instituiu, no próprio hospital e nas suas áreas anexas, como a Mata Rainha D. Leonor e o Parque D. Carlos I, mas também na própria urbanização da então vila das Caldas da Rainha, em que teve papel modernizador, através de novas posturas, na qualidade de presidente da Câmara durante um ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0