Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Surf nas ondas gigantes na Praia do Norte volta a ser permitido

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As atividades de free surf e tow-in surfing (em que o surfista é puxado por uma mota de água até à onda) voltaram a ser permitidas na Praia do Norte, na Nazaré, depois de terem estado interditas desde 4 de novembro, após uma multidão se ter concentrado a 29 de outubro para ver os praticantes de ondas grandes.
Em outubro uma multidão concentrou-se na Praia do Norte, o que levou à interdição da prática de surf

Na sequência de uma determinação do delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, o comandante do porto da Nazaré, Zeferino Henriques, tornou público que a permissão foi concedida nos dias úteis, no período compreendido entre o nascer do sol e as treze horas. Os infratores incorrem em ilícito contraordenacional punido por lei.

Para o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, esta é “uma primeira solução para abrir a Praia do Norte ao surf e aos surfistas de ondas gigantes”. Contudo, “aguardamos ainda a resposta à proposta para os dias de free surf que apresentámos à Direção-Geral da Saúde”.

O autarca tinha apresentado um plano de contingência para dias de vagas gigantes, aqueles que mais atenção concentram por parte do público em geral e que são os que promovem ajuntamentos, e assim conseguir cessar a proibição.

Elaborado com a colaboração das forças de segurança e socorro do concelho, o plano de contingência que ainda não aprovado prevê o condicionamento dos acessos às zonas de assistência – praia, estrada do farol e outras – restringindo o acesso a um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia.

O município está disponível para assumir todos os custos de segurança que levem à salvaguarda da prática da modalidade.

Walter Chicharro defende a importância das ondas e da atividade do surf na Praia do Norte para a economia. “São um ativo nacional, que não deve ser colocado em causa”, sustenta, reforçando também ser “uma importante fonte de rendimento de muitos profissionais, sobretudo para os atletas”.

Desde o início de novembro decorre o período de espera do Nazaré Tow-in Surfing Challenge — evento da Liga Mundial de Surf, que se estende até 31 de março de 2021 — com os surfistas a aguardarem a formação de ondas gigantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto