Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
8° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Surf nas ondas gigantes na Praia do Norte volta a ser permitido

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As atividades de free surf e tow-in surfing (em que o surfista é puxado por uma mota de água até à onda) voltaram a ser permitidas na Praia do Norte, na Nazaré, depois de terem estado interditas desde 4 de novembro, após uma multidão se ter concentrado a 29 de outubro para ver os praticantes de ondas grandes.
Em outubro uma multidão concentrou-se na Praia do Norte, o que levou à interdição da prática de surf

Na sequência de uma determinação do delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, o comandante do porto da Nazaré, Zeferino Henriques, tornou público que a permissão foi concedida nos dias úteis, no período compreendido entre o nascer do sol e as treze horas. Os infratores incorrem em ilícito contraordenacional punido por lei.

Para o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, esta é “uma primeira solução para abrir a Praia do Norte ao surf e aos surfistas de ondas gigantes”. Contudo, “aguardamos ainda a resposta à proposta para os dias de free surf que apresentámos à Direção-Geral da Saúde”.

O autarca tinha apresentado um plano de contingência para dias de vagas gigantes, aqueles que mais atenção concentram por parte do público em geral e que são os que promovem ajuntamentos, e assim conseguir cessar a proibição.

Elaborado com a colaboração das forças de segurança e socorro do concelho, o plano de contingência que ainda não aprovado prevê o condicionamento dos acessos às zonas de assistência – praia, estrada do farol e outras – restringindo o acesso a um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia.

O município está disponível para assumir todos os custos de segurança que levem à salvaguarda da prática da modalidade.

Walter Chicharro defende a importância das ondas e da atividade do surf na Praia do Norte para a economia. “São um ativo nacional, que não deve ser colocado em causa”, sustenta, reforçando também ser “uma importante fonte de rendimento de muitos profissionais, sobretudo para os atletas”.

Desde o início de novembro decorre o período de espera do Nazaré Tow-in Surfing Challenge — evento da Liga Mundial de Surf, que se estende até 31 de março de 2021 — com os surfistas a aguardarem a formação de ondas gigantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural homenageia a mulher da Nazaré

Está a nascer um novo mural dedicado à mulher nazarena e ao seu papel em diferentes áreas na sociedade local ao longo de décadas.

mural

Candidato do CDS em jornada agrícola

Na passada quarta-feira o candidato do CDS pelo distrito de Leiria, António Galvão Lucas, esteve no Bombarral, onde visitou a povoação de Pó para se inteirar das dificuldades dos produtores de bacelos, com quem conversou, seguindo-se uma visita a fruteiras da região também para saber da situação atual de produção e exportação da pérola do Bombarral, a pera rocha.

galvao