Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Cristóvão Ferreira conquista Prémio de Melhor Jovem Agricultor

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cristóvão Ferreira, de 35 anos, que vive e tem a sua exploração agrícola em Vidais, no concelho das Caldas da Rainha, foi o vencedor da 8ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, que premeia o melhor projeto de investimento jovem.
O caldense Cristóvão Ferreira foi o vencedor da 8ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores

O investimento realizado baseou-se na utilização de modernas técnicas produtivas e na introdução das melhores tecnologias de gestão e controlo da produção.

O prémio foi atribuído na passada quinta-feira pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e surpreendeu o vencedor, que assistia ao congresso da CAP, que decorreu em simultâneo ao da Frutos 2020.

O produtor de maçã Gala IGP Alcobaça tirou o curso de engenharia civil e decidiu abraçar a vida de agricultor. “Trabalhei numa empresa em Leiria onde era técnico, mediador orçamentista e projetista, mas o meu coração estava na agricultura”, contou.

Residia na Golpilheira, no concelho da Batalha, mas já quando estava na universidade o seu sonho era voltar para as Caldas da Rainha, “terra do meu coração”. “Sou dos Vidais e depois de terem nascido os meus filhos percebi que era importante estar perto da família, mas voltar para as Caldas e ter um rendimento bom e estável como eu tinha, só com um negócio por conta própria”, contou.

Investiu numa exploração agrícola na freguesia de Vidais que tem cerca de 25 hectares de pomar de macieiras. Toda a sua produção é comercializada através da Frutoeste – Cooperativa Agrícola de Hortofruticultores do Oeste.

O que mais valorizou é “o conhecimento, terreno com uma área razoável para ter escala e saber onde escoar o produto”.

Cristóvão Ferreira disse ao JORNAL DAS CALDAS que é uma honra receber esta distinção, que premeia o seu “trabalho árduo de planeamento e gestão financeira da exploração deste projeto inicial”. “Posso dizer que não sou dos que venho de famílias de agricultor com berço de ouro, em que o arranque de um projeto é muito mais facilitado”, apontou.

O prémio que venceu “é atribuído com base em quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos projetos de jovens agricultores: o associativismo, a criação de emprego, a tecnologia e as práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras”.

Cristóvão Ferreira falou das dificuldades, nomeadamente em obter ajuda financeira uma vez que a banca em Portugal “não assume o risco sem ter garantias muito fortes”. Revelou que devido ao seu projeto teve a sorte de ter o apoio da Caixa de Crédito Agrícola das Caldas da Rainha e aí “poder iniciar o projeto”.

Daqui a dois anos pretende produzir cerca de 1500 toneladas de maçã Gala IGP Alcobaça.

O objetivo deste jovem agricultor é inovar e tem mais projetos que pretende concretizar.

Cristóvão Ferreira é assim o Jovem Agricultor do Ano 2020 e irá representar Portugal no Concurso Europeu de Jovens Agricultores em 2021. Pretende levar a mensagem a Bruxelas da necessidade dos jovens agricultores receberem o apoio financeiro no início do investimento do projeto. “Temos o apoio a fundo perdido, que é muito bom, mas temos de andar com o investimento à frente, sem termos o retorno desse apoio, e isso é muito difícil quando se começa do zero”, declarou ao JORNAL DAS CALDAS.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1