Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

João Luís Barreto Guimarães vence prémio literário em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O autor de "Nómada", José Luís Barreto Guimarães, venceu a primeira edição do Prémio Literário Armando da Silva Carvalho, atribuído pelo Município de Óbidos. O anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia em que Óbidos comemorou cinco anos de Cidade Criativa da Literatura da UNESCO..
O autor vencedor

O Prémio Literário Armando da Silva Carvalho, instituído pela Município de Óbidos, destina-se a premiar uma obra de poesia, escrita em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país da lusofonia. Para este prémio, foram recebidas 50 obras de poetas provenientes de vários países de língua portuguesa. O vencedor ganhou uma viagem a uma Cidade Criativa da Literatura da Unesco.

João Luís Barreto Guimarães nasceu no Porto, a 3 de Junho de 1967. Divide o seu tempo entre Leça da Palmeira e Venade. Escreveu onze livros de poesia, os primeiros sete reunidos em Poesia Reunida (Quetzal, 2011), ao qual se seguiram Você está Aqui (Quetzal, 2013), traduzido em Itália, Mediterrâneo (Quetzal, 2016), que recebeu o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa e foi editado em Espanha, Itália, França e Polónia, e Nómada (Quetzal, 2018), ao qual foi atribuído o Prémio Livro de Poesia do Ano Bertrand, também editado em Itália. Em 2019 publicou na Quetzal a antologia O Tempo Avança por Sílabas, obra igualmente publicada na Croácia, à qual se seguiu Movimento (Quetzal, 2020). As edições italianas de Mediterrâneo e Nómada foram finalistas do Premio Internazionale Camaiore em 2019 e 2020, respetivamente.

Tendo em conta o momento de pandemia que se vive, não foi possível organizar uma cerimónia de entrega do prémio, como inicialmente previsto, pelo que será agendada a sua celebração aquando da realização da próxima edição do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, em data a anunciar.

Em 2021, será lançada a segunda edição deste prémio

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1