Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
Nazaré

Incumprimento de pagar salário a trabalhador condena autarca

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente da Câmara da Nazaré foi condenado na semana passada a uma pena de cinco meses de prisão convertida em pena de multa (2250 euros) por não ter cumprido a decisão judicial de pagar o salário a um trabalhador, o que a autarquia deixou de fazer por entender que ele dava faltas injustificadas para exercer a função de sindicalista, situação que o tribunal não deu como provado.
Sérgio Januário queixou-se e ganhou processo à Câmara da Nazaré

Sérgio Januário foi serralheiro mecânico na Câmara da Nazaré. O assistente operacional do município exerceu atividade sindical desde janeiro de 2004 e a dada altura beneficiou de crédito para dispensas sindicais correspondente a quatro dias por mês, mantendo o direito à remuneração. Depois passou a desenvolver a atividade permanente como dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, estando continuamente ausente do trabalho no município, ao abrigo dos créditos concedidos por outros dirigentes sindicais.

Até abril de 2014 a Câmara assumiu integralmente os seus vencimentos mas meses após assumir o cargo de presidente da Câmara, Walter Chicharro cortou-lhe a remuneração, o que se manteve até fevereiro de 2016, quando o funcionário voltou às suas funções no município.

O edil socialista disse que tomou a decisão devido ao estado financeiro do município que herdou da gestão anterior do PSD. Recordou que “quando chegámos à liderança do executivo enfrentávamos novas dívidas a cada dia que passava e éramos confrontados com penhoras consecutivas de contas bancárias, bens móveis e imóveis, e demos início a um processo de identificação de funcionários, funções e potencialidades. No meio desse processo, foi identificado um funcionário que, por ser dirigente sindical, apesar de ser pago pelo município, não prestava um único dia de trabalho na câmara, situação que se arrastou durante anos”.

O autarca justificou que “com fundamento em informação jurídica, a Câmara deixou, em 2014, de pagar as remunerações relativas a créditos sindicais concedidos por outros municípios da região, e de que aquele trabalhador usufruía”.

O sindicato avançou com ações no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria e ganhou. A Câmara foi condenada ao pagamento das horas reclamadas pelo sindicalista mas continuou sem pagar. Em 2017 o Juízo Central de Instrução Criminal de Leiria determinou que o processo seguisse para julgamento em processo comum perante tribunal singular, imputando ao presidente da Câmara a perpetração, em autoria material e sob a forma consumada, de um crime de desobediência, em concurso aparente com um crime de desacatamento ou recusa de execução de decisão de tribunal.

De acordo com a acusação, o arguido “apesar de estar ciente que o Município foi condenado nas duas ações administrativas por decisões transitadas em julgado e que foi notificado das mesmas, não acatou nem executou aquelas, sabendo que a tal estava obrigado”.

“O arguido agiu sempre com o propósito de manter os despachos elaborados e comunicados ao ofendido no ano de 2014, os quais consideravam injustificadas as faltas deste e ordenava o desconto no vencimento do associado”, vincou o tribunal.

O autarca foi agora condenado por desobediência por não acatamento da decisão do tribunal.

“Não concordo, pelo que estou a analisar com a equipa jurídica um eventual recurso. Sempre coloquei os interesses dos munícipes em primeiro lugar e essa continuará sempre a ser a base orientadora das minhas decisões”, adiantou Walter Chicharro.

Sérgio Januário acredita que se tratou de uma retaliação do presidente da Câmara pelo seu empenho na defesa de outros trabalhadores que enfrentavam um processo de despedimento coletivo na empresa municipal Nazaré Qualifica: “Foi uma vingança. Eu disse-o em tribunal”.

O sindicalista afirmou que passou por dificuldades. “Tive de ir pedir dinheiro ao banco para manter a casa. Tive um carro penhorado. Fiquei a dever a pessoas. Estava a ver que até tinha de me desfazer dos animais de que tanto gosto”, lamentou. Atualmente com 62 anos, está aposentado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto