Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C

Associação Juvenil de Peniche promove mobilidade de jovens pela Europa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Juvenil de Peniche (AJP) está a promover a mobilidade de jovens para vários países, nomeadamente, Islândia, Eslováquia e Finlândia, através do Programa Erasmus+.
Jovens na Islândia com trabalho na área ambiental

Os projetos têm como principais objetivos permitir aos jovens a sua participação em contexto internacional promovendo a partilha de culturas, desenvolver competências pessoais e sociais, e conhecer outras culturas e oportunidades europeias.

O trabalho desenvolvido pelos jovens portugueses na Islândia esteve ligado à área ambiental/desenvolvimento sustentável. Nos restantes países está ainda a decorrer e está ligado à área social.

O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) oferece aos jovens a possibilidade de serem voluntários num outro país durante um período específico, normalmente entre duas semanas e doze meses, dependendo da tipologia . curta duração (duas semanas a dois meses) ou longa duração (três a doze meses). As atividades de voluntariado podem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, atividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e atividades de lazer.

Cada projeto envolve três parceiros: um voluntário, uma organização de envio e uma organização de acolhimento.

O CES está aberto a todos os jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, com residência legal num país da União Europeia ou Países Programa. Não é necessário ter escolaridade específica e não há custos de participação, os voluntários recebem alojamento, alimentação, apoio linguístico, viagem paga para o país escolhido e uma bolsa mensal da organização de acolhimento.

A AJP candidata-se, desde fevereiro de 2001, a projetos que promovem a mobilidade internacional de jovens. Atualmente conta com duas jovens voluntárias europeias, oriundas do Luxemburgo, a desenvolver vários projetos em Peniche.

Ao longo dos últimos 19 anos a AJP já acolheu cerca de 280 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa. O trabalho desenvolvido pelos voluntários, em Peniche, são atividades de caráter educativo e de animação com crianças, bem como, dar apoio a atividades culturais e ambientais da comunidade de Peniche. Desde 2005 que enviou 80 jovens para vários projetos em vários pontos da Europa.

Os jovens interessados em ter uma experiência Erasmus + e integrar um CES ou um intercâmbio internacional, podem contactar a AJP através pelo e-mail ajpx.international@gmail.com.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Radar da PSP em Peniche

A PSP anunciou que estará numa operação de fiscalização rodoviária com radar no dia 26 de maio, entre as 14h00 e as 17h00, na Avenida Monsenhor Bastos, em Peniche.

Xadrezista da Associação Peão Cavalgante/Arneirense vice-campeão nacional

Numa organização da Federação Portuguesa de Xadrez, realizaram-se no Luso, no passado dia 18, os Campeonatos Nacionais de Jovens de ritmo semirrápido, onde participaram seis jovens da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha: Sub10: Luís Real; Sub12:  Caio Mota e Pedro Balbino; Sub16: Witlet Maceno; Sub18: Alexander Ferreira e Igor Kashporov.

luis