Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Associação Juvenil de Peniche promove mobilidade de jovens pela Europa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Juvenil de Peniche (AJP) está a promover a mobilidade de jovens para vários países, nomeadamente, Islândia, Eslováquia e Finlândia, através do Programa Erasmus+.
Jovens na Islândia com trabalho na área ambiental

Os projetos têm como principais objetivos permitir aos jovens a sua participação em contexto internacional promovendo a partilha de culturas, desenvolver competências pessoais e sociais, e conhecer outras culturas e oportunidades europeias.

O trabalho desenvolvido pelos jovens portugueses na Islândia esteve ligado à área ambiental/desenvolvimento sustentável. Nos restantes países está ainda a decorrer e está ligado à área social.

O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) oferece aos jovens a possibilidade de serem voluntários num outro país durante um período específico, normalmente entre duas semanas e doze meses, dependendo da tipologia . curta duração (duas semanas a dois meses) ou longa duração (três a doze meses). As atividades de voluntariado podem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, atividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e atividades de lazer.

Cada projeto envolve três parceiros: um voluntário, uma organização de envio e uma organização de acolhimento.

O CES está aberto a todos os jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, com residência legal num país da União Europeia ou Países Programa. Não é necessário ter escolaridade específica e não há custos de participação, os voluntários recebem alojamento, alimentação, apoio linguístico, viagem paga para o país escolhido e uma bolsa mensal da organização de acolhimento.

A AJP candidata-se, desde fevereiro de 2001, a projetos que promovem a mobilidade internacional de jovens. Atualmente conta com duas jovens voluntárias europeias, oriundas do Luxemburgo, a desenvolver vários projetos em Peniche.

Ao longo dos últimos 19 anos a AJP já acolheu cerca de 280 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa. O trabalho desenvolvido pelos voluntários, em Peniche, são atividades de caráter educativo e de animação com crianças, bem como, dar apoio a atividades culturais e ambientais da comunidade de Peniche. Desde 2005 que enviou 80 jovens para vários projetos em vários pontos da Europa.

Os jovens interessados em ter uma experiência Erasmus + e integrar um CES ou um intercâmbio internacional, podem contactar a AJP através pelo e-mail ajpx.international@gmail.com.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss