Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Ruiu monumento ao homem do mar em Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Parte da escultura de homenagem ao homem do mar, à entrada da ribeira velha, em Peniche, ruiu na noite desta segunda-feira. Devido ao perigo de queda, a Câmara decidiu remover toda a obra que restava.
Estátua ruiu e acabou por ser demolida

A situação mereceu críticas do vereador do PSD, Filipe Sales, que manifestou estar “triste por esta incapacidade de preservar o nosso património”, ao mesmo tempo que sentia “alguma revolta também”.

Trata-se de uma estátua criada com o intuito de homenagear os penichenses que dedicaram a sua vida ao mar.

O monumento, inaugurado a 3 de agosto de 1992, encontrava-se em estado de degradação.

O atual executivo camarário anunciou em fevereiro de 2018 que uma intervenção de restauro nesta escultura de grandes dimensões estava em curso, o que não impediu este desfecho.

A ideia de se erguer um monumento ao homem do mar surgiu através de um artigo no jornal “A Voz do Mar” no dia 25 de março de 1957, com o título “A nossa homenagem ao Homem do Mar”, escrito por António Alves Seara, que, como referiu Mariano Calado na cerimónia de inauguração do monumento, “lançou para o futuro o alerta para que a gratidão ao homem do mar fosse uma realidade feita monumento”.

Durante os 35 anos seguintes, foram realizadas algumas iniciativas tendentes a materializar esta ideia, embora sem consequência.

Durante o mandato autárquico de 1990/1993, por iniciativa de Mariano Calado, enquanto deputado municipal, foi lançada a ideia da construção do monumento ao homem do mar à Assembleia Municipal, que, unanimemente, foi aceite e desde logo nomeada uma comissão para o efeito. A Câmara Municipal, presidida por João Augusto Barradas, de imediato assumiu a responsabilidade da sua construção.

O monumento ao homem do mar tornou-se assim uma realidade e foi de autoria do escultor e professor da Escola Superior de Belas Artes, João Duarte.

Na inauguração simbolicamente foi descerrada uma placa por dois pescadores, um da nova geração e o outro da mais antiga, Artur Santos Henriques, então com 50 anos de atividade como pescador.

Nesta cerimónia, integrada no programa de Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, foi efetuada a bênção do monumento pelo monsenhor José Bastos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta