Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 14° C

Estultícia e aleivosia

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A posição de Portugal relativa à medida proposta pela Comissão Europeia no dia 3 de Maio de 2018, e que aguarda desde então a aprovação pelo Conselho da UE sobre as regras do Estado de direito, é elogiada pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia. Péssimo sinal.
Francisco Martins da Silva

Uma sondagem recente realizada a pedido do Parlamento Europeu revela que mais de três em cada quatro inquiridos concordam que a atribuição dos fundos da UE deve depender da aplicação do Estado de direito e dos valores democráticos por parte de cada governo nacional. Segundo a mesma sondagem, em Portugal, 77% dos inquiridos concordam com essa condição para que um país aceda a fundos comunitários.

O Fundo de Recuperação, a “bazuca” para inverter os custos sociais e económicos da pandemia, esta´ num impasse — Polónia e Hungria vetam as políticas orçamentais, porque discordam da condição da aplicação do Estado de direito e dos valores democráticos para os financiamentos europeus. Não por acaso, são dois Estados da UE a respeito dos quais muitas investigações parlamentares e jornalísticas têm revelado alterações politicamente orientadas do seu sistema judicial no que respeita às regras da liberdade de imprensa e do tratamento das minorias (política de refugiados, discriminação sexual, entre outras).

Mas, eis que Budapeste e Varsóvia não estiveram sozinhas nesta oposição à medida proposta pela Comissão Europeia no dia 3 de Maio de 2018 e que aguarda desde então a aprovação pelo Conselho da UE.

Apesar do Conselho não divulgar as actas das suas reuniões preparatórias, o grupo de oito jornalistas europeus designado Investigate Europe revelou que nos resumos das discussões feitos pelos diplomatas alemães no Conselho, Portugal, a par da Itália, é descrito como “muito crítico” da criação de um mecanismo de salvaguarda do Estado de direito, questionando-o por considerar que não deve haver ligação entre o Estado de direito e o orçamento. Além da delegação italiana, chefiada então por Matteo Salvini, também os representantes da República Checa, Eslováquia, Bulgária e Croácia fizeram coro com os da Polónia e Hungria.

Segundo as actas da Alemanha de todas as reuniões que decorreram no Conselho, Portugal nunca defendeu a proposta original da Comissão Europeia que foi aprovada pelo Parlamento Europeu. Mas, ao jornal Público, o Ministério dos Negócios Estrangeiros declara que “O não respeito pelo Estado de direito, sempre foi uma ‘linha vermelha’ para o Governo. O primeiro-ministro já referiu várias vezes publicamente que quem não cumpre os valores fundamentais tem de sair da UE.”… Como se justifica então a actuação dos eurodeputados portugueses no Conselho da EU, sobretudo sabendo que, com a sua posição crítica, ajudariam a adiar a aprovação do auxílio de emergência para a crise provocada pela covid-19?

Por estes dias, há em Portugal manifestações e greves de fome de trabalhadores de vários sectores que reclamam ajuda urgente, vital. Quem são e o que move estas pessoas que nos (não) representam em Bruxelas?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A-dos-Francos empata em Santarém

No passado domingo, a equipa feminina sub 15 do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos deslocou-se a Santarém, a fim de jogar com a Académica de Santarém, tendo o encontro da 5ª jornada do campeonato interdistrital das associações de Leiria, Santarém e Portalegre acabado com um empate a uma bola.

francos 2

Atletas bombarralense vice-campeões em muay thai

A secção de Muay Thai do Clube Desportivo do Bombarral participou no passado fim de semana na Taça de Portugal que se realizou no Pavilhão Municipal das Travessas, em São João da Madeira. 

Programa de natal no La Vie

No âmbito da campanha de natal que vai decorrer até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas Rainha tem um programa de natal para oferecer aos visitantes.

af jornal128x150mm natal lvc