Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C

Pensar à Esquerda

Manuel Martins, presidente da Concelhia da Juventude Socialista das Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Esta coluna marca a abertura de um novo espaço dedicado à Juventude Socialista das Caldas da Rainha, aos seus militantes e simpatizantes, mas, também, a todos os caldenses que o desejem ler e colaborar num novo pensamento para o nosso concelho.
Manuel Martins, presidente da Concelhia da Juventude Socialista das Caldas da Rainha

Não posso abster-me de agradecer ao JORNAL DAS CALDAS por esta oportunidade que nos foi dada – portanto, um enorme bem-haja a toda a sua equipa e, particularmente, ao seu chefe de redação Francisco Gomes, pela sua abertura de espírito. Não pretendo, no entanto, que este espaço seja unicamente pessoal – pretende-se, na verdade, que aqueles militantes e simpatizantes que o desejam possam elaborar os seus próprios artigos e expor as suas opiniões e desejos sobre temas diversos.

Feitos os devidos agradecimentos, parece-me adequado dedicar o restante espaço desta coluna a um pilar fundamental da democracia representativa local, os órgãos de comunicação social locais.

Não há um processo democrático saudável sem o conceito de accountability dos que são eleitos – ou seja, aquilo que se pode traduzir como “prestar contas”, garantir que são os interesses da comunidade que estão no centro da política e da boa governação. Numa sociedade cada vez mais regida pelo trabalho e por um ritmo constante de atividade, são poucos aqueles que podem manter a devida atenção no escrutínio dos seus políticos – é aos jornalistas locais, com a devida investigação jornalística, análise e reportagem cuidada, que foi entregue o papel de garantir que os eleitores têm a informação que necessitam para participar na nossa democracia.

Com o advento da desinformação generalizada, potenciada por um alcance cada vez maior de canais de comunicação que não têm a garantia de qualidade, servindo, muitas vezes, outros tipos de interesses que não são os do bem comum, a responsabilidade do jornalismo para a saúde democrática e para o bem-estar comum é cada vez maior: todos devemos permanecer atentos, mas é inegável que é o jornalista quem tem a maior capacidade de manter a verdade factual à tona.

Despeço-me com votos de saúde nestes tempos de pandemia e com desejos de uma boa quadra festiva, com toda a devida responsabilidade que este desafio nos exige.

Manuel Martins

Presidente da Concelhia da Juventude Socialista das Caldas da Rainha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio