Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Pensar à Esquerda

Manuel Martins, presidente da Concelhia da Juventude Socialista das Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Esta coluna marca a abertura de um novo espaço dedicado à Juventude Socialista das Caldas da Rainha, aos seus militantes e simpatizantes, mas, também, a todos os caldenses que o desejem ler e colaborar num novo pensamento para o nosso concelho.
Manuel Martins, presidente da Concelhia da Juventude Socialista das Caldas da Rainha

Não posso abster-me de agradecer ao JORNAL DAS CALDAS por esta oportunidade que nos foi dada – portanto, um enorme bem-haja a toda a sua equipa e, particularmente, ao seu chefe de redação Francisco Gomes, pela sua abertura de espírito. Não pretendo, no entanto, que este espaço seja unicamente pessoal – pretende-se, na verdade, que aqueles militantes e simpatizantes que o desejam possam elaborar os seus próprios artigos e expor as suas opiniões e desejos sobre temas diversos.

Feitos os devidos agradecimentos, parece-me adequado dedicar o restante espaço desta coluna a um pilar fundamental da democracia representativa local, os órgãos de comunicação social locais.

Não há um processo democrático saudável sem o conceito de accountability dos que são eleitos – ou seja, aquilo que se pode traduzir como “prestar contas”, garantir que são os interesses da comunidade que estão no centro da política e da boa governação. Numa sociedade cada vez mais regida pelo trabalho e por um ritmo constante de atividade, são poucos aqueles que podem manter a devida atenção no escrutínio dos seus políticos – é aos jornalistas locais, com a devida investigação jornalística, análise e reportagem cuidada, que foi entregue o papel de garantir que os eleitores têm a informação que necessitam para participar na nossa democracia.

Com o advento da desinformação generalizada, potenciada por um alcance cada vez maior de canais de comunicação que não têm a garantia de qualidade, servindo, muitas vezes, outros tipos de interesses que não são os do bem comum, a responsabilidade do jornalismo para a saúde democrática e para o bem-estar comum é cada vez maior: todos devemos permanecer atentos, mas é inegável que é o jornalista quem tem a maior capacidade de manter a verdade factual à tona.

Despeço-me com votos de saúde nestes tempos de pandemia e com desejos de uma boa quadra festiva, com toda a devida responsabilidade que este desafio nos exige.

Manuel Martins

Presidente da Concelhia da Juventude Socialista das Caldas da Rainha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa