Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Maratona vence três das quatro categorias do “Green Food Festival”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram entregues na passada quinta-feira os prémios aos restaurantes vencedores do Festival Gastronómico “Green Food Festival”, promovido pelo Sporting Clube das Caldas (SCC). Neste concurso, que decorreu entre 22 de outubro a 15 de novembro, participaram nove restaurantes, tendo o Maratona vencido três das quatro categorias a concurso, com a melhor “Sopa”, “Ementa completa” e “Doce/Sobremesa”, enquanto o Botellini venceu em “Prato principal”.
Grupo de participantes e elementos do júri (foto Marina Ferreira)

O concurso, que assinalou a comemoração do centésimo aniversário do SCC, visava valorizar e impulsionar os produtos locais, além de colocar em evidência os empreendimentos gastronómicos do concelho. Nesse sentido participaram nesta primeira edição nove restaurantes, do centro e arredores das Caldas da Rainha nomeadamente, Botellini – Restaurante Vegetariano, Cais da Praia, Capristanos, Cocos Beach Club, Flavours of India, Maratona, Maria Xica – Brunch & Tapas, Paraíso do Coto e Restaurante Afinidades, que apresentaram os melhores petiscos e pratos com produtos locais nas categorias sopa, prato principal, doce/sobremesa e ementa completa.

O festival, que teve como parceiros a EHTO – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, a União de Freguesias da Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, e o apoio do Município das Caldas da Rainha, premiou os três primeiros em cada uma das categorias, tendo no total entregue 22 prémios.

Nas categorias de “Sopa”, “Ementa completa” e “Doce/Sobremesa”, o primeiro prémio foi entregue ao Maratona, enquanto que o Botellini venceu a categoria de “Prato Principal”. Já o Cais da Praia ficou em segundo lugar em todas as categorias.

Além dos prémios, os nove restaurantes receberam um certificado de participação.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu na galeria de exposições do Espaço de Turismo das Caldas, o presidente do SCC, Filipe Mateus, mostrou-se satisfeito pela forma como correu a iniciativa, esperando que “possa acontecer uma segunda edição para o próximo ano, com mais participantes e talvez ganhar outros contornos regionais ou nacionais”.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, referiu que foi “uma ideia muito feliz que juntou à mesa diversas instituições e ainda uma boa oportunidade para relançar, valorizar e promover a restauração”.

O presidente da ACCCRO, Luís Gomes agradeceu aos participantes e referiu que “o Green Food Festival pode não ter conseguido a projeção que queríamos, mas conseguiu unir as pessoas”, sublinhou, adiantando “que só por isso já é um projeto ganhador”.

O presidente da AIRO, Jorge Barosa, congratulou o clube pela iniciativa, enaltecendo “o propósito que fez uma entidade, que nada tem a ver com a restauração, organizar o evento”. Destacou ainda que “a AIRO abraçou o projeto com um propósito único, não de dar prémios mas de criar economia para as casas dos participantes”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.