Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
16° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
Escaparate

A Filosofia Aristotélica e o político atual

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para Aristóteles (384 a. C – 322 a. C.) a política é a ciência que possui por finalidade proporcionar felicidade ao ser humano, e está dividida na ética, e na irrepreensível organização, direção e administração das cidades-estado.
Rui Calisto

A ética deveria ser, segundo o próprio autor, o motor de uma engrenagem muito bem afinada, onde as pessoas fossem a razão pela qual toda a estrutura política existe.

Na “Política” (dividido em oito livros), esse autor pretende examinar as estruturas governamentais, bem como os organismos existentes na sociedade, apropriados para confirmar a possibilidade de oferecer a todos os cidadãos uma vida plenamente feliz.

Demandar conhecimento como meio para a atuação é o mote aristotélico para o político oferecer bem-estar geral aos seus concidadãos.

A prática filosófica desse pensador regeu a intenção/ação da Europa a partir do século XII, e foi o início de um avanço espetacular no campo científico, baseado nas suas teorias, o que, em crescendo, ocasionou uma enormíssima revolução, nesse sector, no correr do século XVI.

Sem Ética, o político passa pelo “sistema” sem grafar uma marca, um ex-libris, que mude a vida das pessoas.

Com o passar do tempo, exatamente o que ocorre neste século XXI, encontramos as “escolas de política” nas sedes dos partidos – o que não seria mau se o que fosse ali ensinado estivesse enraizado na ética -, mas o que se vê é um aprendizado fixado no poder. Ter poder. Usar o poder.

Independente do partido, e se é de esquerda, de centro, ou de direita, a marca “Queremos Poder”, que é ensinada diariamente aos militantes, é um ponto de desequilíbrio naquilo a que conhecemos por democracia. Chegando a ser tão desestruturante que, dentro dos próprios partidos, a “sede pelo poder” faz com que surjam monstruosidades ditatoriais, para pressionar a “massa distraída” a pensar a favor ou contra uma determinada ideia ou fação.

Neste caso, não há um jogo saudável, onde todos falam, expõem ideias e ajudam na manutenção e no crescimento da estrutura (e com o pensamento voltado para o bem-estar da população).

Destacando-se, geralmente, nas estruturas partidárias, três grupos: O primeiro, aquele que quer o poder a qualquer custo, passando por cima da ética; O segundo que tem interesses muito fortes, especialmente em ajudar os que podem chegar ao poder, para (como pagamento dessa ajuda) se garantirem num bom cargo administrativo público ou privado; E o terceiro, que é o lugar do carneiro, aquele ser que está ali movido apenas pelo interesse em conseguir alguma migalha, para que a vida não seja tão patética quanto costuma ser.

Sem o estudo da ética, e sua consequente prática, não existe democracia dentro dos partidos e, num efeito dominó, quando os integrantes dessas forças partidárias assumirem cargos (de média ou de grande relevância) por esse país afora, o que se verá será o aumento da corrupção. O pior problema para um país.

Qualquer “passo mal dado” por um político, que “navega pelo poder” sem ética, inevitavelmente terá reflexos negativos, sociais e psicológicos, na população. O nosso planeta está repleto desses maus exemplos.

O poder possui uma linguagem própria, porém, somente quando esse poder propende, regiamente, ao bem público, a sua expressão é distinta, transparente e despretensiosa, chegando, então, perto daquilo a que conhecemos por ética. Uma utopia?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1