Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Donativos recolhidos no concelho ajudam bombeiros com mais de 138 mil euros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os bombeiros voluntários das Caldas da Rainha receberam da população e das autarquias do concelho mais de 138 mil euros. A verba foi angariada num peditório pelas freguesias e vai ajudar a corporação numa altura em que despesas são maiores devido aos gastos com as medidas de prevenção da Covid-19.
O comandante dos bombeiros, o presidente da Câmara e o vice-presidente da associação humanitária junto dos cheques gigantes com os valores angariados

A autoridade de saúde desaconselhou a realização do habitual cortejo pela cidade, pelo que este ano a entrega dos cheques gigantes com o valor angariado em cada uma das doze freguesias do concelho foi feita no passado domingo no quartel dos bombeiros, numa rápida cerimónia.

Não deixou, no entanto, de ser o peditório mais lucrativo de sempre. Em tempos difíceis, a população uniu-se para ajudar os bombeiros a ter um melhor desempenho da missão de socorro nas Caldas da Rainha, deixando a corporação agradecida pela resposta dada.

“São mais de 138 mil euros. As pessoas têm mais dificuldades, o desemprego aumentou, os rendimentos baixaram e mesmo assim, é o maior cortejo de sempre. Estou extremamente sensibilizado com este valor. É um ano mais difícil, porque em termos de equipamento de proteção individual, para andarmos bem protegidos a transportar doentes suspeitos ou confirmados de Covid-19, a despesa é muito significativa e a população reconheceu as dificuldades e a necessidade de ajuda para socorrer melhor”, manifestou Nelson Cruz, comandante dos bombeiros.

Os próprios bombeiros voluntários prescindiram de uma verba de 8881 euros atribuída ao dispositivo de combate a incêndios florestais, em prol da associação humanitária. “Todos os anos, quer o quadro de comando quer o quadro ativo, doam uma verba proveniente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para pagar dispositivo de combate a incêndios florestais. São 54 euros por cada 24 horas e fizemos o serviço ao fim de semana de forma graciosa para avolumar o valor angariado”, descreveu Nelson Cruz.

O chefe Joaquim Pinheiro afirmou que “é um orgulho grande prescindirmos deste valor, que para muitos de nós neste tempo que estamos a viver, dava jeito, mas é uma maneira de ajudar a direção porque são precisos muitos equipamentos e apoios”.

Os autarcas também contribuíram para o sucesso deste peditório, ao acompanharem os bombeiros porta a porta em cada freguesia. A Câmara deu 22 mil euros e o presidente, Tinta Ferreira, explicou que “no início do mandato comunicámos que todos os anos contribuíamos com este valor por ano só para o cortejo de oferendas, mas os apoios do município vão mais além disso para que a instituição possa seguir o seu caminho em prol da comunidade”.

“Sem a colaboração do município não teríamos um corpo de bombeiros com capacidade financeira para poder ir tão longe”, vincou.

138.367,16 euros (verba angariada):

A-dos-Francos – 5.800 euros

Alvorninha – 7.650 euros

Câmara Municipal – 22 mil euros

Carvalhal Benfeito – 3.870,80 euros

Comando e corpo combatente – 8.881 euros

Foz do Arelho – 4.000 euros

Landal – 3.700 euros

Nadadouro – 5.010 euros

Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório – 30.000 euros

Salir de Matos – 8.200 euros

Santa Catarina – 8.568,59 euros

Santo Onofre e Serra do Bouro – 14.500 euros

Tornada e Salir do Porto – 11.200 euros

Vidais – 5.036,77 euros

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos