Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

“Combate” gastronómico entre o Alentejo e Itália no restaurante pedagógico

Marina Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, apresentaram na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico Ferreira da Silva, um almoço temático, inserido no projeto “Sustentabilidade à Mesa”, criando o primeiro “combate” gastronómico, entre o Alentejo e Itália.
Os alunos responsáveis pela refeição servida

No almoço esteve presente a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, e o formador e assessor técnico Ricardo Dias.

Todos os pratos foram confecionados e servidos pelos alunos do terceiro ano, dos cursos de Técnicas de cozinha e pastelaria, e técnicas de serviço de restauração e bebidas. O “combate” gastronómico começou logo desde o aperitivo.

Na chegada à escola, os alunos serviram aos clientes um cocktail elaborado através de uma bebida italiana, aperol spritz com espuma de poejo. Foram também servidos gressinos com presunto alentejano.

Já sentados no restaurante pedagógico, para entrada os alunos sugeriram cabeça de xara com pezinhos de coentrada. Em seguida foi servido ravioli de camarão, alusivo a Itália e posteriormente, representando o Alentejo, foi servido ensopado de borrego com batatas no forno. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar uma pannacotta. O vinho servido ao longo de toda a refeição, branco e tinto, foi um vinho regional alentejano produzido pela quinta Altas Quintas, em Portalegre.

Para aperitivo foram servidos dois licores caraterísticos das duas regiões em confronto, licor de Poejo e licor Limoncello.

Adaptada à situação epidemiologica que atravessamos, a ementa da refeição esteve disponibilizada através de QR Code, assim como a possibilidade de votação na região preferida. Os presentes elegeram o Alentejo como favorito.

A diretora da unidade escolar de Portalegre deixou a vontade de voltar, enaltecendo o trabalho dos alunos e o Alentejo. “Qualquer um dos pratos foi absolutamente fantástico e quero realçar o trabalho exemplar dos alunos que fizeram o serviço de sala”, comentou, deixando o convite a todos os presentes para visitarem Portalegre e a escola.

A ideia de criar estes “combates” gastronómicos surgiu por parte da equipa que está a realizar este projeto e tem como objetivo “a partilha de produtos e conhecimentos, ficando o compromisso do Oeste ir ao Alentejo” salientou o diretorda EHTO, Daniel Pinto.

A escola convidou as unidades de restauração em Caldas da Rainha dedicados à gastronomia italiana, para saborearem a refeição confecionada, o que permitiu a presença do responsável e chefe de cozinha do restaurante La piazza, conhecido pelas pastas, pizzas e saladas, localizado na praça 5 de outubro.

O “combate” gastronómico vai continuar no dia 10 de dezembro com as regiões do Algarve e Espanha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Venda de Natal da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar

Têxteis, artesanato, cerâmica, livros, artigos de bebé e louça são alguns dos produtos disponíveis na Venda de Natal que a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha realiza de 1 a 23 de dezembro num espaço na Praça da Fruta (ao lado da loja da Vodafone). 

109796 venda natal 1jpg

Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

ina