Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

“Combate” gastronómico entre o Alentejo e Itália no restaurante pedagógico

Marina Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, apresentaram na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico Ferreira da Silva, um almoço temático, inserido no projeto “Sustentabilidade à Mesa”, criando o primeiro “combate” gastronómico, entre o Alentejo e Itália.
Os alunos responsáveis pela refeição servida

No almoço esteve presente a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, e o formador e assessor técnico Ricardo Dias.

Todos os pratos foram confecionados e servidos pelos alunos do terceiro ano, dos cursos de Técnicas de cozinha e pastelaria, e técnicas de serviço de restauração e bebidas. O “combate” gastronómico começou logo desde o aperitivo.

Na chegada à escola, os alunos serviram aos clientes um cocktail elaborado através de uma bebida italiana, aperol spritz com espuma de poejo. Foram também servidos gressinos com presunto alentejano.

Já sentados no restaurante pedagógico, para entrada os alunos sugeriram cabeça de xara com pezinhos de coentrada. Em seguida foi servido ravioli de camarão, alusivo a Itália e posteriormente, representando o Alentejo, foi servido ensopado de borrego com batatas no forno. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar uma pannacotta. O vinho servido ao longo de toda a refeição, branco e tinto, foi um vinho regional alentejano produzido pela quinta Altas Quintas, em Portalegre.

Para aperitivo foram servidos dois licores caraterísticos das duas regiões em confronto, licor de Poejo e licor Limoncello.

Adaptada à situação epidemiologica que atravessamos, a ementa da refeição esteve disponibilizada através de QR Code, assim como a possibilidade de votação na região preferida. Os presentes elegeram o Alentejo como favorito.

A diretora da unidade escolar de Portalegre deixou a vontade de voltar, enaltecendo o trabalho dos alunos e o Alentejo. “Qualquer um dos pratos foi absolutamente fantástico e quero realçar o trabalho exemplar dos alunos que fizeram o serviço de sala”, comentou, deixando o convite a todos os presentes para visitarem Portalegre e a escola.

A ideia de criar estes “combates” gastronómicos surgiu por parte da equipa que está a realizar este projeto e tem como objetivo “a partilha de produtos e conhecimentos, ficando o compromisso do Oeste ir ao Alentejo” salientou o diretorda EHTO, Daniel Pinto.

A escola convidou as unidades de restauração em Caldas da Rainha dedicados à gastronomia italiana, para saborearem a refeição confecionada, o que permitiu a presença do responsável e chefe de cozinha do restaurante La piazza, conhecido pelas pastas, pizzas e saladas, localizado na praça 5 de outubro.

O “combate” gastronómico vai continuar no dia 10 de dezembro com as regiões do Algarve e Espanha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe